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Rodovia BR-232 virou uma 'montanha russa' de tantos remendos no pavimento. Asfalto voltou a ser jogado sobre as placas de concreto - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
O governo federalvai retomar a gestão da rodovia BR-232, nos 130 quilômetros duplicados entre o Recife e Caruaru, no Agreste pernambucano, e investirá R$ 300 milhões para restaurar o trecho.
A rodovia BR-232 encontra-se degradada e está sob controle do governo de Pernambuco desde 2000, quando a duplicação foi iniciada com recursos da venda da antiga Celpe.
GOVERNO DE PERNAMBUCO PEDIU PARA DEVOLVER A RODOVIA
Pelo convênio firmado na época, o Estado deveria responder pela rodovia até 2027, mas, segundo o ministro, a deterioração do trecho foi tão grande que a gestão estadual está pedindo para devolvê-la.
BR-232 virou uma estrada remendada e, por isso, perigosa diante da velocidade desenvolvida pelos veículos. Lembra uma ‘montanha-russa’. Especialmente no sentido Recife-Interior, as pistas em concreto predominam - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
“O governo federal voltará a assumir a BR-232, atendendo a pedido do governo de Pernambuco. Estamos apenas fazendo arrumações administrativas porque o TCU (Tribunal de Contas da União) fez ponderações porque ela não recebeu a devida manutenção nesses últimos anos. E, ao recebê-la, o governo federal terá que investir R$ 300 milhões para deixá-la em melhores condições de tráfego”, explicou Renan Filho.
PROMESSA DE DUPLICAÇÃO DA BR-232 ATÉ ARCOVERDE
O ministro também afirmou que o governo federal está analisando a duplicação da BR-232 entre São Caetano, no Agreste, e Arcoverde, na entrada do sertão pernambucano, projeto sonhado pelos pernambucanos há muitos anos. “Sabemos da importância dele para aproximar as regiões”, disse.
Nova gestão do governo do Estado tem feito a contenção de barreiras às margens da BR-232. Mas rodovia tem o pavimento comprometido em quase todos os 130 km entre Recife e Caruaru - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Embora a BR-232 não tenha mais buracos, as sinalizações horizontais (nas pistas) e verticais (placas) inexistem. E o que ainda restou, está velho e apagado. Por isso, a BR-232 deve ser evitada à noite, principalmente pelos condutores que não dominam a rodovia ou que não têm experiência com o tráfego noturno
- BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012