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Projeto de 20 anos de Lula, Transnordestina dividiu o Nordeste na construção de uma estrada de ferro que ainda está em construção

O processo de consolidação da TLSA fez a concessionária sair do trecho de Suape depois de receber bilhões de recursos da Sudene e do BNB.

Por Fernando Castilho Publicado em 02/08/2025 às 0:05 | Atualizado em 02/08/2025 às 12:12

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Nos últimos anos, a construção da ferrovia Transnordestina dividiu o Nordeste quando seu objetivo no lançamento, no dia 6 de junho de 2006, era a implantação de uma estrada de ferro que unisse o novo pólo agrícola que estava nascendo no Piauí, com os portos de Pecém, no Ceará e Suape, em Pernambuco.

Ano que vem, portanto, o mesmo presidente Lula da Silva deseja - 20 anos depois - entregar a estrada quando ela chegar ao Ceará.

Pura emoção

Aquela cerimônia carregada de emoção, em Missão Velha (CE) de 2006 quando Lula disse que o projeto seria a "redenção" do Nordeste, ficou na história. A Transnordestina que ele deseja entregar agora liga apenas as cidades de Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém depois uma trajetória de crises, paralisações explosão do orçamento, descumprimento de prazos e encurtamento da estrada com a eliminação da responsabilidade da concessionária TLSA de fazer o trecho que vai até Suape (PE).

Nesses quase 20 anos, o Nordeste se dividiu entre pernambucanos, piauienses e cearenses e todos perderam. Claro, com os cearenses conseguindo assegurar a ferrovia e fazendo a curva em direção ao seu porto ficaram melhor posicionados. E os pernambucanos ficando para trás tendo que iniciar uma nova luta para que, uma vez separado, o trecho da estrada de ferro chegasse a Suape (PE). Mas isso só ajudou a que nos afastassemos.

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A disputa por esses complexos logísticos esbarra na defasagem da própria Transnordestina em Pernambuco - Divulgação

Trecho de Suape

Com a exclusão do trecho pernambucano, por exemplo, precisamos que a Infra S.A. (a estatal que vai cuidar da estrada agora) coloque na rua os editais dos trechos que estão em condições de receber obras.

Enquanto se vai ajustando os outros que exigem negociações e projetos e nos casos dos dois lotes que vão levar a ferrovia a Suape até que o trem chegue na beira do caisfechar o traçado.

Com a secção hoje a Transnordestina só existe a ferrovia em Pernambuco entre as cidades de Trindade e Salgueiro. É onde o trem faz a curva para Missão Velha (CE) em direção a Pecém.

Nova esperança

Há exatos quatro meses, a empresa Infra S.A. originada a partir da incorporação da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) pela Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias encheu de esperanças os pernambucanos quando seu presidente, Jorge Bastos prometeu que ainda em 2025 pretendia lançar, ao menos, dois lotes do novo empreendimento. O Novo PAC assegura R$450 milhões para o início desse projeto.

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Lula com parlamentares do Ceará na aprovação do projeto que liberou R$ 3,6 bilhões à Transnordestina - Divulgação

Jorge Bastos disse, num evento na Fiepe, que tinha expectativas de lançar dois trechos. Os lotes 05 e 07 (ambos com 53 quilômetros) que já estão de posse da empresa e com as informações básicas. Enquanto os lotes 04 (com 73 quilômetros) e 06 (com 44) ficariam para 2026 pois precisam de ações, passando por pesquisa a atualizações para finalização dos editais.

Lotes mais fáceis

Os lotes 04 e 05 estão com percentuais de obras de 37% e 24% feitos pela antiga concessionária Transnordestina S.A. Já os lotes 06 e 07 devem começar obras do zero, já que o seu traçado foi apenas definido e demarcado.

Segundo ele, os lotes que poderiam receber obras estão entre as cidades de Custódia e Pesqueira, passando por Arcoverde. Os lotes 06 e 07 vão de Pesqueira a Belém de Maria, passando por Cachoeirinha.

AInda em 2025

Esta semana, Jorge Bastos revelou que tinha esperanças de que, em outubro, pudesse lançar ao menos dois lotes com a presença do presidente. Se isso não for mais uma dessas notícias que saem de Brasília como vazamento, o gesto do presidente Lula poderia marcar uma inflexão no projeto. Tomara.

Mas ainda que a TLSA conclua o trecho Eliseu Martins para Pecém (CE) viabilizando o transporte do minério de ferro de uma mina ali existente e, portanto, dando vida à estrada de ferro não temos uma solução.

Ordens de serviços

E ainda que Pernambuco - de alguma forma - consiga ver o presidente Lula assinando as ordens de serviços dos trechos tornando a obra irreversível até Suape é preciso dizer que, se a Transnordestina ficar no seu traçado original, estará condenada a ser um projeto desconectado do que o Brasil pensa para sua matriz de transporte ferroviário.

Olhando para o futuro, o Nordeste precisa se olhar no mapa. E ver que, depois de 20 anos, a Transnordestina só vai se sustentar se se conectar a ferrovia Norte-Sul entre as cidades de Eliseu Martins (PI) a Aguiarnópolis (TO). O nome dessa ferrovia é EF-232.

Olhar a floresta

E porque isso agora (em 2025) faz sentido mirando 2030? Porque é ali que o Brasil está se integrando.

Achar que fazer a Transnordestina como está definido apenas pela concessão da TLSA é olhar a árvore e não ver a floresta.

Achar que um trem pegando a carga do Piauí para o Ceará é uma solução sustentável é não ver para onde vai o agronegócio do MATOPIBA.

Matopiba é um acrônimo formado pelas siglas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia onde agora existe uma nova fronteira agrícola.

Pernambuco também

Claro que interessa a Pernambuco já que a Transnordestina ampliada de Suape(PE) a Aguiarnópolis (TO) cria uma conexão com o corredor para o agronegócio. Mas também potencializa Pecém(CE).

No fundo, a conexão da Transnordestina com a EF 232 e daí na Norte Sul insere o Nordeste no jogo nacional com todos os estados no eixão nacional do Norte Sul que é por onde o país vai caminhar no futuro.

Novo jogo

Então, está na hora de o Nordeste parar de brigar por uma estrada que depois de 20 anos viu toda lógica do modelo de negócio mudar completamente. Seja com a produção de Pecém, as conexões de Suape e o impacto do Matopiba.

O jogo agora é outro. E muito mais global.

TV Jornal
bebê recém-nascido é encontrado em saco de lixo por estudante de medicina em pernambuco: atualização do caso - TV Jornal
 

CNH sem aulas preocupa estados e municipios

A Fecomércio, entidade sindical, formada por 22 sindicatos filiados, representante patronal das empresas do segmento do comércio de bens, serviços e turismo e o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado de Pernambuco - Sindcfc, são contra a proposta do ministro dos Transportes, Renan Filho que visa flexibilizar a exigência de formação teórica, técnica e prática da direção veicular, para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação –CNH.

Isso fatalmente culminaria com o fim das auto-escolas e centros de formação em todo o Brasil, apresentando impactos econômicos e sociais pois o Brasil conta atualmente com 12.470 autoescolas, sendo 266 localizadas em Pernambuco. Em âmbito nacional são 79.038 trabalhadores de forma direta e mais de 200 mil de forma indireta. Em Pernambuco, 5.819 instrutores encontram-se devidamente registrados no Detran-PE, contribuindo com efeitos multiplicadores na economia regional.

Pagando no dia

Pesquisa da CNDL e SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas revela que os principais vilões da inadimplência no país são o cartão de crédito (23%), os empréstimos em bancos ou financeiras (16%) e o crediário (12%). No ranking das contas prioritárias, a pesquisa mostra que os consumidores pagam em dia primeiro as que são de uso diário e podem ter seus serviços cortados: a internet (73%), as contas de água e luz (68%) e o telefone (65%), seguidos pela TV por assinatura (59%) e plano de saúde (48%).

Tânia Rêgo/Agência Brasil
o Pré-sal com apenas 162 postos sustenta a produção brasileira com quase três milhões de barris/dia. - Tânia Rêgo/Agência Brasil


Brasil de petróleo

No mês de junho foram extraídos 3,757 milhões de barris por dia (bbl/d) de petróleo no Brasil, um aumento de 2,1% na comparação com o mês anterior. A produção de gás natural foi de 181.636 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d). A produção total (petróleo + gás) foi de 4,900 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). A produção do pré-sal, em 162 poços, correspondeu, no mês, a 78,8% do total nacional. Com 2,981 milhões de bbl/d de petróleo e 139,79 milhões de m 3/d de gás natural.

Brasil de Software

O Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2025 produzidos pela ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software revelou com base em dados da International Data Corporation (IDC) que investimento total em Tecnologia da Informação (TI) no Brasil atingiu US$ 58,6 bilhões em 2024, colocando o país na 10ª posição do ranking mundial de gastos em Software, Hardware e Serviços.

ESG na construção

O Comitê de Inovação, Construção e Tecnologia da Ademi-PE realiza, nesta quarta-feira (6) realiza o ESG Day, primeiro evento focado nas práticas ambientais, sociais e de governança na construção civil das 14h às 18h20 na sede do Sebrae, no Recife. O objetivo é preparar as empresas para os desafios e as oportunidades que surgem com a crescente demanda por práticas mais sustentáveis e responsáveis.

100% regular

O Aeroporto Internacional do Recife recebeu nota máxima da Anac na fiscalização documental sobre manutenção aeroportuária. Com um índice de 100% em todos os requisitos avaliados, o aeródromo obteve um Atestado de Capacidade Operacional (Acop) nível A, o mais alto concedido pela agência reguladora.

Agência

Nesta quarta-feira, o Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (SINAPRO-PE) promove no dia 6 de agosto, às 17h, o Encontro Cria Conteúdo, iniciativa que integra o Movimento Cria PE, voltado ao fortalecimento do mercado criativo local. Com o tema “Criatividade com sotaque: bastidores de uma identidade com identidade.” O convidado especial é o pernambucano Diego Viana, Diretor de Criação Associado da África.

Um Telecom

Com um faturamento de R$95 milhões em 2024, registrando crescimento de 25% em relação ao ano anterior, a Um Telecom garantiu lugar de destaque no Ranking EXAME Negócios em Expansão 2025. A empresa foi a pernambucana mais bem posicionada na categoria de receita entre R$30 milhões e R$150 milhões.

Economia

As inscrições para o 10º Desafio Quero Ser Economista foram prorrogadas até 29 de agosto. A competição é voltada para estudantes do ensino médio e oferece R$4,5 mil em prêmios.
Para participar, basta se inscrever gratuitamente no site www.desafio quero ser economista.org.br.

Cidade Parque

Nesta quarta 06) e quinta (7) feiras no auditório do Apolo 235, na capital pernambucana tem o Projeto de Pesquisa de Desenvolvimento e Inovação Recife Cidade Parque (fruto de um convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Prefeitura do Recife) em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e de Habitação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link bit.ly/4lrgdf4.

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Cartões de crédito influenciam nos números de inadimplência. - Divulgação


Tentativa de fraude

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, estima que o país tenha registrado mais de 6,4 milhões de tentativas de fraude entre janeiro e junho deste ano. O volume representa uma média de 1 tentativa a cada 2,4 segundos em todo o território nacional. Caso essas ações criminosas tivessem sido efetivadas, o prejuízo potencial para consumidores e empresas poderia alcançar R$39,8 bilhões. O alto valor reforça a importância da prevenção contínua contra golpes no ambiente digital.

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