Coluna JC Negócios | Notícia

Atiaia Renováveis, do Grupo Cornélio Brennand entra no mercado de varejo de energia

Entrada no segmento de varejo de comercialização de energia completa pacote de soluções da empresa para todos os mercado que operam no Brasil.

Por JC Publicado em 23/05/2025 às 10:00

A Atiaia Renováveis, uma companhia do grupo pernambucano Cornélio Brennand, com mais de 20 anos de presença no setor de geração de energia renovável, está anunciando sua entrada no mercado de varejo de energia para consumidores de alta tensão.

A empresa que abriga um conjunto de 11 usinas de pequeno porte de geração hidroelétrica em estados brasileiros (BA, GO, MT, MS e PE) e quatro plantas de geração solar na Bahia e em Pernambuco como o Complexo Maravilhas I e II, em Goiana com capacidade instalada de 55 MW de capacidade em torno de 128.000 MWh/ano, criou uma marca específica para ser apresentada ao mercado.

A LIVREE se propõe a entregar soluções de mais liberdade e simplicidade na contratação de energia para clientes comerciais e residenciais.

A decisão da Atiaia de ingressar no mercado de varejo faz parte da estratégia de diversificação dos negócios da empresa, que identificou no varejo a oportunidade de ampliar sua atuação e alcançar novos perfis de consumidores, os quais terão acesso a soluções pensadas para eles segundo esclarece o presidente da companhia, Rodrigo Assunção lembrando o novo produto completa o portfólio de produtos da companhia no setor elétrico.

O objetivo é oferecer soluções que permitam ao consumidor, que hoje adquire energia das distribuidoras locais, ter outras possibilidades de acesso à energia renovável, reduzindo o valor da sua conta em até 35%.

Atualmente, ela oferece a solução de GD, por exemplo, disponível, por ora, para os estados de Pernambuco e Mato Grosso, capaz de proporcionar aos consumidores uma economia de até 20%, sem a necessidade de investimento na aquisição de placas solares, com maior previsibilidade nos custos e com contribuição com a sustentabilidade, já que 100% da energia é de fonte renovável.

Divulgação
UFV Maravilhas 1, localizada no município de Goiana, em Pernambuco dedica a atender a planta da VIVIX Vidros Planos. - Divulgação

Segundo ele, a empresa buscou apresentar aos clientes a possibilidade de contratação do LIVREE´ de forma simples e sem burocracia. Através do WhatsApp (11-913055286), onde o consumidor pode obter informações sobre as vantagens em aderir ao LIVREE, cadastrar sua conta de energia e simular a melhor forma de economizar, sempre contando com o suporte do time de especialistas de modo a ajudá-lo a aderir digitalmente.

O centenário Grupo Cornélio Brennand atua em diferentes segmentos industriais, entre eles a Vivix, uma das maiores plantas de produção de vidros planos do Brasil, no município de Goiana, a Atiaia Renováveis focada na produção de energia renovável e a Iron House que atua no setor de desenvolvimento imobiliário.

Ela conta com oito PCHs e mais quatro plantas de energia solar, o que lhe confere o diferencial de poder entregar aos seus clientes energia limpa no segmento de energia de potencial como de energia intermitente. O que lhe permite afirmar que seus produtos são 100% renováveis e seguem as melhores práticas ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês).

A entrada no segmento de varejo, segundo o presidente da companhia, Rodrigo Assunção se dá pela disponibilidade de energia gerada nas suas plantas e da própria atuação no mercado livre.

Divulgação
Rodrigo Assunção.Presidente da Atiaia Renováveis. - Divulgação

A Atiaia Renováveis tem contratos de entrega de sua energia firme no mercado regulado e no Mercado livre, tem projetos de geração solar para clientes dedicados.

Um exemplo dessa integração é o caso da Vivix em Goiana (PE), cuja a planta solar atende 100% da carga do cliente industrial , no modelo de autoprodução local com uma Unidade Geradora Fotovoltaica (UFV) de Maravilhas I, customizada para as necessidades deste consumidor em operação desde 2023.

Atualmente, o parque gerador contempla 376 MW, sendo 221 MW de usinas em operação e 155 MW de usinas pré-operacionais com o diferencial de que todos empreendimentos são de baixo impacto ambiental e fontes de energia limpa. Além disso, tem um pipeline de 1,9 GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos destinados aos seus clientes no mercado livre de energia.

 

Compartilhe