Equipe RobôCIn da UFPE conquista prêmio de destaque na RoboCup 2024, na Holanda

Grupo do Centro de Informática competiu com robôs autônomos em torneio internacional e levou prêmio de equipe mais evoluída da competição

Por JC Publicado em 04/08/2025 às 13:12

Clique aqui e escute a matéria

A equipe RobôCIn, do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi premiada pelo bom desempenho na RoboCup 2024, realizada entre os dias 17 e 21 de julho, na Holanda.

Representando o Brasil nas categorias de futebol de robôs, o time conquistou o prêmio The Most Improved Team Award e alcançou o quarto lugar na classificação geral.

Time disputou futebol de robôs e apresentou pesquisas

Na competição, o RobôCIn participou da Small Size League (SSL) e da simulação 2D, mantendo pelo segundo ano consecutivo a melhor posição entre as equipes brasileiras. O grupo também estreou na Divisão A da categoria de 11 robôs, a principal da RoboCup, sendo o primeiro time do Brasil a chegar a esse nível.

Além das partidas, o RobôCIn apresentou dois artigos no simpósio científico da RoboCup: Analysis of the Introduction Trajectory Planning in Control Applied in Small Size League Robots e Planning the Path with Reinforcement Learning: Optimal Robot Motion Planning in RoboCup Small Size League Environments.

RobôCIn foi premiado por desempenho e evolução técnica

A premiação The Most Improved Team Award reconhece a evolução do grupo em relação à edição anterior, com destaque entre as equipes da Small Size League. O time foi orientado pela professora Edna Barros, doutora em Ciência da Computação pela University of Tübingen, na Alemanha.

Doutorando do CIn e integrante da equipe, João Guilherme participou da competição na Holanda. "A jornada não foi fácil e o time precisou comandar a manutenção de mais de 10 robôs diferentes, o que dificultou o trabalho deles" conta.

Apesar disso, os resultados positivos que coletaram "provam como o grupo soube extrair o máximo possível da experiência e finalizar a competição em uma nota positiva, concluiu.

Competição reuniu equipes de vários países

Durante o torneio, o RobôCIn enfrentou equipes da França, China e Japão. Com os bons resultados, finalizou em quarto lugar na classificação geral.

A participação da equipe contou com o apoio de empresas parceiras como Microsoft, Baterias Moura, Neurotech, CESAR School, Incognia, INES, ITEMM, HSBS Soluções, Embraer, Tron e Maxon.

Segundo o grupo, os patrocínios foram fundamentais para viabilizar a ida ao torneio e garantir estrutura adequada para as competições e pesquisas.

Saiba como se inscrever na newsletter JC

Compartilhe

Tags