EDUCAÇÃO | Notícia

Recife recebe seminário nacional sobre qualidade e equidade na Educação Infantil

Evento reúne especialistas, gestores e educadores para debater estratégias que garantam acesso, inclusão e desenvolvimento na primeira infância

Por Maria Clara Trajano Publicado em 29/05/2025 às 16:46

O Recife sedia, até esta sexta-feira (30), a etapa Nordeste do Seminário Regional Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade da Educação Infantil.

O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, reúne especialistas, gestores públicos e educadores para discutir políticas e práticas voltadas à ampliação da qualidade e da equidade na educação infantil.

O encontro acontece no Engenho Apipucos Recepções, no bairro de Apipucos, e integra uma série de seminários regionais que visam debater como os municípios podem garantir o desenvolvimento integral de crianças desde a primeira infância, com foco na inclusão, diversidade, financiamento, avaliação da qualidade e no papel das famílias e comunidades.

Educação infantil como política intersetorial

A secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, destacou a importância do evento para a construção de políticas públicas voltadas à primeira infância.

“É muito importante ver o Ministério da Educação colocando a educação infantil no centro das discussões nacionais. Aqui em Recife, fazemos essa escolha todos os dias, pois sabemos que garantir uma educação de qualidade exige o trabalho conjunto da União, dos Estados e, principalmente, dos Municípios”, afirma.

“Quando falamos de criança, falamos de um desenvolvimento que vai além da escola, é nas praças, nos parques e nos postos de saúde, por exemplo. A plenitude da criança acontece nestes equipamentos públicos e, por isso, a educação infantil é uma política intersetorial e a gente tem um papel central na garantia dos direitos da primeira infância”, completa.

O secretário nacional de Educação Básica substituto do MEC, Alexsandro Nascimento dos Santos, reforçou que a discussão sobre educação infantil precisa estar no centro das políticas públicas.

“Esse seminário é um espaço para discutir como garantir mais vagas em creches e pré-escolas, mas, principalmente, como assegurar uma educação infantil de qualidade”, explica.

“Estamos debatendo os parâmetros nacionais de qualidade, que ajudam os municípios, como Recife, a transformar essas diretrizes em ações concretas, garantindo espaços adequados, formação de professores e o bem-estar das crianças. É uma construção coletiva, essencial para assegurar o direito de cada criança a uma educação pública de qualidade”, destaca.

Desafios e soluções para a educação infantil

As discussões no evento abordam a implementação dos parâmetros nacionais de qualidade e equidade na educação infantil, além dos desafios na gestão colaborativa entre os entes federados.

A pauta também inclui temas como infraestrutura das unidades, valorização dos profissionais da educação, currículo, práticas pedagógicas inclusivas e fortalecimento das redes de proteção social para a primeira infância.

“Esse seminário é fundamental porque coloca a educação infantil no centro das discussões educacionais. É um momento de refletir sobre os parâmetros de qualidade e, principalmente, de mostrar como Recife tem construído uma cidade que cuida da infância, com políticas intersetoriais e ações que garantem uma educação de qualidade para nossas crianças”, ressaltou a secretária Executiva de Gestão Pedagógica do Recife, Ana Selva.

Quem participa

O encontro reúne representantes do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação (CNE), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), além de integrantes do Ministério Público, do Tribunal de Contas, secretarias estaduais e municipais, movimentos sociais e sociedade civil.

O seminário é parte das ações para construção dos Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade da Educação Infantil, que deverão orientar redes de ensino em todo o país na oferta de uma educação pública que promova inclusão, desenvolvimento e justiça social desde os primeiros anos de vida.

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