Projeto Educquilombo inicia nova fase com foco nos Planos Municipais de Educação
Nesta nova edição, o projeto amplia o local de atuação, alcançando oito municípios de Pernambuco, entre Agreste e Sertão

O Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) anunciou que o projeto Educquilombo - Educação Escolar Quilombola está em nova edição e com novo nome: Educquilombo nos Planos Municipais de Educação (PMEs). O projeto é realizado pelo CCLF, em parceria com a Coordenação Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco (CEACQ).
O projeto também tem parceria da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e apoio do Fundo Malala no Brasil.
Nesta nova edição, o Educquilombo nos planos municipais de educação amplia o local de atuação, alcançando oito municípios de Pernambuco, sendo um do Agreste (Bom Conselho) e sete do Sertão:
- Betânia;
- Carnaíba;
- Custódia;
- Mirandiba;
- Orocó;
- Salgueiro;
- Serra Talhada.
De acordo com Centro de Cultura Luiz FReire, o Educquilombo tem como objetivo incidir politicamente nos processos de revisão e atualização dos novos PMEs, para que as demandas educacionais do movimento quilombola estejam presentes no novo Plano Decenal dos respectivos municípios.
Iniciado ainda em novembro de 2024 - num momento de atividades internas, com formação de equipe e demandas administrativas - e com conclusão prevista para novembro de 2026, o projeto busca fortalecer a pauta da educação na agenda política do movimento quilombola estadual.
Atualmente, o Educquilombo nos PMEs realiza atividades formativas sobre Comunicação e Educação com jovens quilombolas de Mirandiba com:
- mobilização de parceiros estratégicos que atuem no campo dos Direitos Humanos; articulação com o movimento quilombola a nível local e nacional;
- construção de instrumentos político-pedagógicos que serão utilizados ao longo do projeto;
- participação em audiências públicas, no Legislativo estadual e nacional, sobre os Planos Decenais de Educação.
Direitos Humanos
O Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) é uma ONG do campo dos Direitos Humanos. Fundada em 1972 como estratégia de enfrentamento à ditadura militar-civil para a redemocratização do país, reúne expertise na defesa e promoção dos Direitos à Educação, à Comunicação e à Cultura.
Atua, sobretudo, no fortalecimento de sujeitos das periferias urbanas e das Comunidades Tradicionais, especialmente os Quilombos do Estado de Pernambuco, na luta pela efetivação de direitos. O CCLF incide na defesa da leitura como um direito humano, a partir da Biblioteca Solar de Ler; e promove a comunicação popular com produções audiovisuais, por meio da primeira TV a céu aberto da América Latina, a TV Viva.