Prefeitura apresenta Caderneta da Criança do Recife
A nova ferramenta digital oferece, de forma acessível, todas as funcionalidades da tradicional caderneta física do Governo Federal

A Prefeitura do Recife apresentou, nesta quarta-feira (16), o aplicativo Caderneta da Criança do Recife. A nova ferramenta digital oferece, de forma acessível, todas as funcionalidades da tradicional caderneta física do Governo Federal, integrando ainda dados das secretarias municipais.
“Conseguimos colocar de pé um dos grandes projetos de transformação digital e social. O Recife é a primeira cidade do Brasil a integrar essa ferramenta dentro de uma estratégia nacional, com dados da educação, da saúde e da assistência, desde o pré-natal até os 10 anos da criança”, explicou o prefeito do Recife João Campos.
- Universidades federais de Pernambuco cobram recomposição orçamentária para 2025 e alertam para comprometimento das atividades
-
Censo Escolar 2024: Pernambuco tem mais professores temporários do que concursados nas redes estadual e municipal
- Governo de Pernambuco abre seleção pública simplificada para 725 profissionais de níveis superior e médio
A agenda também contou com uma visita à Creche Municipal 14 Bis, em Boa Viagem, com uma roda de conversa com pais e responsáveis. “Além de informações como vacinação, matrícula e frequência escolar, o aplicativo é um ambiente de conhecimento. Pais e responsáveis terão acesso ao que é esperado em cada faixa etária, além de poderem registrar fotos e vídeos, criando um espaço de afeto e acompanhamento baseado em dados técnicos”, completou.
Disponível dentro do aplicativo Conecta Recife, a Caderneta da Criança permitirá que pais e responsáveis de mais de 108 mil crianças entre 0 e 10 anos acessem, na palma da mão, informações essenciais sobre o desenvolvimento infantil. Inicialmente, a plataforma disponibiliza conteúdos como os marcos de desenvolvimento (engatinhar, reflexos, estímulos) e pílulas de conhecimento.
Em etapas futuras, serão incorporados dados sobre saúde, vacinação, educação e assistência social. Desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação do Recife e com apoio técnico do CIEB, a caderneta digital também oferece suporte às gestantes e integra informações do CadÚnico.
O Conecta Recife, inclusive, já funciona como porta de entrada para diversos serviços públicos, como marcação de vacinas, matrículas escolares e agenda cultural da cidade.
“Sem dúvidas, a Caderneta da Criança do Recife chega para fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas à primeira infância e consolidar o Recife como uma capital que investe com prioridade nessa fase da vida. É um aplicativo que vai beneficiar milhares de famílias, com acesso prático e rápido a informações importantes sobre seus filhos”, destacou a secretária de Educação, Cecília Cruz.