VATICANO | Notícia

Conclave: quem são os cardeais brasileiros que participam da escolha do novo papa

Votação que vai eleger o novo papa teve início nesta quarta (7), no Vaticano, com a participação de sete cardeais brasileiros entre os eleitores

Por Thiago Seabra Publicado em 07/05/2025 às 14:03

O conclave que vai eleger o novo papa teve início nesta quarta-feira (07), no Vaticano, com a participação de sete cardeais brasileiros entre os eleitores.

Reunidos na Capela Sistina, os cardeais permanecem em reclusão até que um nome seja escolhido como sucessor de Pedro.

O conclave costuma se estender por até três dias. Se, ao fim desse período, nenhum candidato alcançar os votos necessários, a Igreja determina uma pausa de 24 horas, dedicada à oração e reflexão, antes da retomada do processo.

Veja ao vivo imagens direto do Vaticano

Quem são os cardeais "papáveis" brasileiros?

Cardeal Odilo Pedro Scherer - arcebispo da Arquidiocese de São Paulo

Cardeal Odilo Pedro Scherer é o atual arcebispo da Arquidiocese de São Paulo e ocupa o posto de 7º Arcebispo Metropolitano da capital paulista.

Natural do Rio Grande do Sul, Scherer tem 75 anos e possui formação em Filosofia e Teologia, com mestrado em Estudos Teológicos e doutorado em Teologia.

O gaúcho é autor de obras como “Justo Sofredor: uma interpretação do caminho de Jesus e do discípulo” e “Reflexões sobre Fé e Política”.

Cardeal João Braz de Aviz - arcebispo emérito da Arquidiocese de Brasília e da Congregação para a Vida Consagrada, no Vaticano

O catarinense de Mafra está prestes a completar 78 anos e é atualmente arcebispo emérito da Arquidiocese de Brasília.

Também atuou como prefeito do Departamento Vaticano para a Vida Consagrada, função que exerceu por 14 anos, até janeiro deste ano.

Nesse cargo, foi responsável por coordenar e supervisionar todas as congregações religiosas do mundo a partir do Vaticano.

Cardeal Orani João Tempesta - arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Com 75 anos, o atual arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, função que exerce desde 2009.

Natural de São José do Rio Pardo (SP), ingressou na Ordem dos Monges Cistercienses e cursou Filosofia no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, e em São João del-Rei (MG), além de ter formação em Teologia.

Está à frente do Governo Pastoral da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro há mais de 15 anos.

Cardeal Sergio da Rocha - arcebispo da Arquidiocese de Salvador

Atualmente com 65 anos, nasceu em Dobrada (SP) e possui ampla formação acadêmica: é mestre em Teologia Moral e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Antes de assumir cargos episcopais, atuou como diretor espiritual, professor e reitor do Seminário Diocesano de Filosofia de São Carlos, além de lecionar Teologia Moral na PUC-Campinas.

Foi nomeado arcebispo de Brasília em 2011, e em 2020 assumiu a Arquidiocese de Salvador, tornando-se também o Primaz do Brasil, título atribuído ao arcebispo da primeira diocese fundada no país.

Cardeal Paulo Cezar Costa - arcebispo da Arquidiocese de Brasília

Além de atuar no Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e na Pontifícia Comissão para a América Latina, o cardeal também preside o INAPAZ, instituto da CNBB dedicado à análise da conjuntura eclesial.

Desde 2020, ele está à frente da Arquidiocese Metropolitana de Brasília, onde exerce atualmente a função de arcebispo.

Cardeal Leonardo Ulrich Steiner - arcebispo da Ar

Natural de Forquilhinha (SC), o cardeal iniciou sua formação em Filosofia e Teologia com os franciscanos em Petrópolis.

Posteriormente, obteve o bacharelado em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena e concluiu a licenciatura e o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.

Atualmente com 74 anos, exerce desde 2019 o cargo de arcebispo metropolitano de Manaus.

Cardeal Jaime Spengler - arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre

Com 64 anos, o cardeal é natural de Gaspar (SC) e atualmente ocupa dois cargos de destaque: é o arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre e o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Formado em Filosofia e Teologia, possui doutorado em Filosofia. Antes de ser nomeado bispo auxiliar em 2010 pelo papa Bento XVI, atuou em diferentes regiões do país como membro da Ordem dos Frades Menores, dedicando-se a diversas missões.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe