CONCLAVE | Notícia

Conclave: veja os dias e horários das votações para escolha do novo papa

Reunidos na Capela Sistina, cardeais com direito a voto se encontram em reclusão até que um nome seja escolhido como sucessor de Pedro; veja detalhes

Por Thiago Seabra Publicado em 07/05/2025 às 13:21 | Atualizado em 07/05/2025 às 13:44

Começa nesta quarta-feira (7), no Vaticano, o conclave que definirá o novo líder da Igreja Católica.

Reunidos na Capela Sistina, os cardeais com direito a voto se encontram em reclusão até que um nome seja escolhido como sucessor de Pedro.

Na ausência do cardeal Giovanni Battista Re, de 91 anos, que ocupa o cargo de decano do Colégio Cardinalício, o conclave será presidido pelo cardeal Pietro Parolin, atual secretário de Estado do Vaticano.

Durante cada votação, os cardeais eleitores escrevem o nome do candidato escolhido em uma cédula que traz a inscrição em latim “Eligio in Summum Pontificem”, expressão que significa “Eu elejo como Sumo Pontífice”.

Reprodução / Vatican News
Procissão até a Capela Sistina - Reprodução / Vatican News

Quanto tempo dura o conclave?

O conclave pode durar, em média, até três dias, com votações realizadas em duas sessões pela manhã e outras duas à tarde.

Caso nenhum nome seja eleito após três dias consecutivos de escrutínios, a Igreja estabelece uma pausa de 24 horas dedicada a orações e reflexão entre os cardeais.

Se, mesmo após 34 rodadas de votação, não houver definição, inicia-se uma etapa decisiva: um tipo de “segundo turno”, no qual apenas os dois cardeais mais votados na última sessão permanecem elegíveis.

Ainda assim, o eleito só será confirmado se atingir dois terços dos votos.

As duas eleições papais mais recentes, a de 2005, que resultou na escolha de Bento XVI, e a de 2013, que elegeu o Papa Francisco, foram definidas de forma rápida, ambas encerradas em apenas dois dias de conclave.

Programação do conclave no Vaticano

Quarta-feira, 7 de maio - Dia 01

Por volta das 14h (de Brasília), está prevista a primeira votação do conclave, que será a única do dia.

A expectativa é que, ao fim da sessão, a primeira fumaça suba pela chaminé da Capela Sistina. Tudo indica que a cor da fumaça será preta, sinalizando que nenhum nome obteve maioria suficiente.

Quinta-feira, 8 de maio - Dia 02 - até duas fumaças

Por volta das 5h30 (de Brasília), os cardeais realizam a primeira votação do dia. Caso um nome alcance os dois terços dos votos, será anunciado com fumaça branca.

Se não houver definição, nenhuma fumaça será emitida nesse momento.

Cerca de 7h (de Brasília), acontece a segunda rodada de votação.

Às 12h30 (de Brasília), ocorre a terceira votação do dia. Se a escolha for feita, haverá fumaça branca. Caso contrário, novamente não haverá sinal visível.

Já por volta das 14h (de Brasília), os cardeais partem para a quarta e última rodada do dia.

Assim como nas anteriores, a fumaça branca confirma a eleição do novo pontífice; se não houver consenso, a fumaça preta indicará que o processo continua.

Veja ao vivo imagens direto do Vaticano

Compartilhe