VATICANO | Notícia

Por que os cardeais usam vermelho? Entenda o significado do traje usado durante o conclave

Quando recebem o título cardinalício das mãos do Papa, os cardeais se comprometem a 'defender a fé até a morte, até o ponto de dar seu sangue'

Por Letícia Mendes Publicado em 07/05/2025 às 11:11 | Atualizado em 07/05/2025 às 11:43

A entrada dos cardeais do conclave na missa Pro Eligendo Pontifice, nesta quarta-feira (7), criou uma espécie de 'corredor vermelho' entre os fiéis na Basílica de São Pedro, marcando um momento solene que deu início às cerimônias para a eleição do novo papa.

A missa desta quarta abriu oficialmente o conclave e antecede as votações dos cardeais. A primeira votação deve ocorrer a partir das 14h, horário de Brasília.

Por que os cardeais usam trajes vermelhos?

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a cor vermelha simboliza a disposição dos cardeais de dar a vida pela fé, se for preciso. É a cor dos mártires, do fogo do Espírito Santo e da coragem do testemunho

No Consistório Ordinário Público, quando o papa cria os novos cardeais, o traje vermelho é entregue com as seguintes palavras. 

"Recebe esse barrete vermelho sinal da dignidade do cardinalato, significando que deves estar disposto a agir com fortaleza até o derramamento de sangue, por causa da fé em cristo, da paz e da edificação da igreja". 

Reprodução / Vatican News
Entrada dos cardeais durante missa de abertura - Reprodução / Vatican News

Quanto tempo pode durar um Conclave?

Em média, os conclaves duram três dias, contando com duas sessões pela manhã e duas durante a tarde. Entretanto, se nenhum papa for eleito dentro de três conclaves, a igreja realiza uma pausa de 24h para que ocorram orações.

Ademais, se forem realizados 34 conclaves e nenhum cardeal for eleito ao papado, será organizado um "segundo turno", onde os dois mais votados da última rodada disputam. Mesmo nessas circunstâncias, o cardeal ainda precisa atingir dois terços dos votos para ser escolhido.

Veja programação dos primeiros dias do conclave:

Quarta-feira (7) - horário de Brasília

  • 5h - Missa 'Pro Eligendo Pontifice' na Basílica de São Pedro, celebração que antecede o conclave e pede iluminação do Espírito Santo, segundo a crença católica, para inspirar a eleição do novo Papa;
  • 5h30 - Homilia;
  • 6h45 - Almoço e pausa da tarde;
  • 11h30 - Entrada na Capela Sistina, juramentos coletivos e individuais (dura cerca de meia hora). Em seguida, as portas se fecham e começa a votação. Cada rodada leva entre 1 hora e 1h30;
  • 14h - Primeira fumaça é esperada;

Quinta-feira (8) - horário de Brasília

  • 5h30 - Votação: só terá fumaça se de fato um papa for eleito (branca);
  • 7h - Caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé;
  • 12h30 - Votação: só terá fumaça se de fato um papa for eleito (branca);
  • 14h00 - Caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé;
  • Consideração: A menos que a fumaça seja branca, só haverá duas fumaças pretas no dia;

Veja ao vivo imagens direto do Vaticano

Compartilhe