AFP - O zagueiro holandês Virgil Van Dijk, vencedor da última Liga dos Campeões com o Liverpool, foi eleito o melhor jogador da Uefa da temporada pasada temporada, nesta quinta-feira em Mônaco, deixando para trás Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
Van Dijk, de 28 anos e um dos grandes nomes da recente epopeia dos 'Reds' na Champions, sucede assim o croata Luka Modric (Real Madrid).
"Tenho que agradecer a meus companheiros de equipe. Sem eles eu não teria conseguido", declarou Van Dijk ao BT Sport.
"Foi um longo caminho e isto é parte da minha viagem. Estou muito orgulhoso de conseguir este troféu", afirmou.
LEIA MAIS
> Barça, Borussia e Inter de Milão formam grupo da morte na Champions League
> Morre Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol envolvido no ‘Fifagate’
> Alexis Sánchez está próximo de acerto com a Inter de Milão
Cristiano Ronaldo é o jogador que mais vezes ganhou o prêmio da Uefa, em três ocasiões (2014, 2016 e 2017), seguido de Messi, que o conquistou em duas (2011 e 2015).
Antes de ser anunciado como o melhor jogador da última temporada, Van Dijk recebeu nessa mesma cerimônia o prêmio de melhor zagueiro.
Um de seus companheiros do Liverpool, o brasileiro Alisson Becker, foi eleito o melhor goleiro.
O prêmio para o melhor atacante foi para Messi, eliminado com o Barcelona nas semifinais exatamente contra o Liverpool, enquanto que o de melhor meia ficou com o holandês Frenkie De Jong, atualmente no Barça mas que na última temporada brilhou com o Ajax, time que surpreendeu ao chegar às semifinais da Champions.
Na categoria feminina, o prêmio de melhor jogadora da Uefa ficou com a inglesa Lucy Bronze, lateral-direita do Lyon.
O júri escolheu Bronze no lugar de outras duas jogadoras do Lyon, o clube campeão da Champions feminina: a Bola de Ouro norueguesa Ada Hegerberg, que fez um 'hat-trick' na final europeia diante do Barcelona (4-1), e a francesa Amandine Henry.