Grêmio inaugura sua Arena com festa, emoção e vitória

Ramon Andrade
Publicado em 09/12/2012 às 1:30



Espetáculo de som e imagem marcou inauguração. Foto: Anderson Malagutti

Direto de Porto Alegre

O dia 8 de dezembro ficará marcado na memória de todo torcedor do Grêmio. Após dois anos de obras, a Arena Grêmio foi inaugurada na noite deste sábado em Porto Alegre. E foi mais que uma inaguração. Foi um espetáculo em si.


A festa teve apresentações de danças gaúchas, homenagens a ex-jogadores, dois shows com o grupo americano Blue Man e show de fogos de artifício. Por fim, com a presença do presidente do Grêmio, responsáveis pela Arena e pela construtora, foi cortado a fita inaugural no centro do gramado da Arena.


Mais de 60 mil gremistas estiveram na festa. A movimentação foi grande desde as primeiras horas do sábado. Cinco horas antes da festa começar, milhares de gremistas já lotavam as intermediações do estádio.


Dentro, eles deram um show a parte. A Geral, torcida que fica atrás de uma das balizas, deu o tom das canções. E nem precisou da bola rolar para a primeira avalanche acontecer. No meio da festa, um vídeo foi mostrado no super telão do estádio com os gols mais importantes da história gremista. E em praticamente todos eles, a avalanche desceu os degraus da Arena, dando um lindo show na festa.


Arena recebeu 60 mil pessoas na sua inauguração. Foto: Anderson Malagutti

O primeiro gol. A primeira provocação. A primeira vitória


A festa terminou do mesmo jeito naquela tarde de 1983, quando Grêmio e Hamburgo decidiram o Mundial de Clubes no Japão. O placar de 2x1 finalizou um sábado de emoções para o tricolor gaúcho. O centroavante André Lima, de cabeça, foi o autor do primeiro gol Arena do Grêmio. E o outro centroavante do time, Marcelo Moreno, decretou a vitória azul sobre os alemães.


A vitória teve início logo aos nove minutos. Após escanteio cobrado por Elano, André Lima se antecipou à zaga do Hamburgo e mandou para as redes. Era o primeiro gol da Arena.


André Lima marcou o primeiro gol da Arena e provocou o Inter. Foto: Divulgação


Mas André Lima queria não apenas deixar seu nome na história com o primeiro gol. Na comemoração, o camisa 99 imitou Kidiaba, do Mazembe, e provocou o rival Internacional.


Com o placar na frente, o tricolor gaúcho administrou o placar no primeiro tempo. Leandro foi o protagonista de uma série de seis impedimentos consecutivos.


A poucos minutos do final da primeira etapa, feio a parte negativa da festa. Torcedores que estavam na Geral iniciaram uma briga generalizada que só terminou quando com a chegada da polícia. Vários torcedores foram presos e a banda da Geral acabou expulsa da arquibancada.


Na volta do segundo tempo os times vieram bastante modificados. E o Hamburgo foi pra cima até o gol sair, com o zagueiro Westermann.


Mas a festa era pra ser gremista. E foi. Aos 42 minutos, Marcelo Moreno chutou de primeira e colocou os gaúchos na frente. Era o passado voltando à tona 29 anos depois, num Grêmio e Hamburgo, com 0 2x1 no placar.


Time gaúcho pousa para foto do jogo. Foto: Anderson Malagutti

Ficha técnica:

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Pará, Werley (Saimon, 18'/2ºT), Naldo e Anderson Pico (Tony, Intervalo); Fernando (Marco Antonio, Intervalo), Souza, Elano (Marquinhos, Intervalo) e Zé Roberto (Léo Gago, Intervalo); Leandro (Rondinelly, 18'/2ºT) e André Lima (Marcelo Moreno, Intervalo) - Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


HAMBURGO: Drobny, Bruma, Paul Scharner, Rajkovic (Diekmeier, 19'/2ºT), Aogo (Westermann, Intervalo), Sala, Rincon, Tesche (Arslan, 19'/2ºT) Ilicevic (Skjelbred, 36'/2ºT), Marcus Berg, Rudnevs (Son, Intervalo) - Técnico: Thorsten Fink.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
Anavitória Arena Pernambuco festa inauguração
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory