Atletas pernambucanas representam o estado no Campeonato Brasileiro de Ginástica
Cinco ginastas representam Pernambuco no Brasileiro de Ginástica, que reúne mais de 300 atletas de todo o país no Geraldão

O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, segue movimentado com o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, que ocorre até o próximo sábado, 7 de setembro. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), reúne mais de 300 ginastas das categorias infantil e adulta, vindos de todas as regiões do Brasil.
Pernambuco é representado por cinco atletas femininas, sendo três na categoria infantil e duas na adulta. As jovens promessas e talentos locais têm se destacado em meio à elite da ginástica nacional, ganhando visibilidade e experiência em um dos palcos mais importantes da modalidade no país.
Quem são as ginastas pernambucanas no campeonato:
Categoria Infantil:
- Emanuelle Silva, 10 anos – Clube Bello Salto
- Maria Carolina Farias, 11 anos – Clube Bello Salto
- Isa Cavalcanti, 12 anos – Clube Bello Salto
Categoria Adulta:
- Giovanna Botelho, 13 anos – Clube Bello Salto
- Raíssa Barros, 22 anos – CGEM-PE
Quatro dessas atletas treinam no Clube Bello Salto, um dos principais centros de formação da ginástica artística em Pernambuco. A treinadora da equipe, que acompanha as atletas desde as categorias de base, celebrou a participação das meninas no torneio.
“Foi um processo longo e árduo. As meninas treinam de segunda a sexta-feira, três horas e meia por dia. São muitas repetições e muito preparo físico para se chegar ao nível de um Campeonato Brasileiro. Elas vêm se esforçando bastante para representar bem o nosso Estado”, afirma Clarissa Bello, técnica do clube.
A etapa infantil se encerra nesta quarta-feira (3), com a entrega das primeiras medalhas do campeonato. Já as disputas da categoria adulta começam oficialmente nesta quinta-feira (4), com treinos escalonados, e seguem até o domingo (7), quando acontecem as finais e a cerimônia de premiação.
Grandes estrelas confirmadas
O campeonato também conta com a presença de nomes consagrados da ginástica brasileira. Entre as atletas, estão Flávia Saraiva, Júlia Soares e Lorrane Oliveira, medalhistas olímpicas de bronze por equipes nos Jogos de Paris 2024. No masculino, o destaque vai para Arthur Nory, também medalhista olímpico, bronze na Rio 2016.
Recife como polo esportivo
A escolha de Recife como sede do evento reforça a vocação esportiva da cidade. Segundo o secretário de Esportes do Recife, Eriberto Filho, a realização do campeonato é uma conquista para o município.
“É uma grande alegria para o Recife receber o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, um dos maiores eventos esportivos do país. Isso mostra a força da nossa cidade como palco de grandes competições e inspira nossos jovens atletas a sonharem ainda mais alto”, afirmou.
Esporte com responsabilidade social
O campeonato também tem caráter solidário. Durante os dias de evento, o público é incentivado a doar alimentos, que serão destinados ao Banco de Alimentos do Recife, gerido pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. Com a nova sede no bairro do Torreão, o equipamento teve sua capacidade de distribuição ampliada em 700%, chegando a 100 toneladas de alimentos arrecadados.
Programação – Categoria Adulta
Quinta (4/9)
- 8h às 16h20: Treinamento escalonado (masculino e feminino)
Sexta (5/9)
- 8h às 16h20: Treinamento de pódio (masculino e feminino)
Sábado (6/9)
- 9h25 às 11h30: Classificatória feminina
- 9h25 às 11h55: Classificatória masculina
- 15h25 às 17h30: Classificatória feminina
- 15h25 às 17h55: Classificatória masculina
- 18h00: Premiação do individual geral e por equipes
Domingo (7/9)
- 14h05: Finais do solo masculino
- 14h38: Finais do salto feminino e do cavalo com alças
- 15h11: Finais das barras assimétricas e das argolas
- 16h05: Finais da trave e do salto masculino
- 16h46: Finais do solo feminino e das barras paralelas
- 17h19: Final da barra fixa
- 18h00: Cerimônia de premiação final