Gleisi confirma que Lula vetará redução de penas do 8/1 e critica Jaques Wagner
Ministra das Relações Institucionais usou as redes sociais na noite desta quarta (17) para desautorizar acordo feito pelo líder do governo no Senado.
Clique aqui e escute a matéria
*Com informações do Estadão Conteúdo
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, assegurou na noite desta quarta-feira (17) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetará integralmente o projeto de lei que reduz as penas dos condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro.
A manifestação ocorreu logo após o Senado aprovar o texto, que agora segue para sanção presidencial. "O presidente Lula vetará esse projeto. Condenados por atentar contra a democracia têm de pagar por seus crimes", publicou Gleisi na rede social X (antigo Twitter).
Crise na base e "erro lamentável"
Além de confirmar o veto, a ministra expôs uma crise interna na articulação política. Gleisi criticou duramente a postura do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que costurou um acordo com a oposição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para permitir a votação da matéria ainda este ano.
"A condução desse tema pela liderança do governo no Senado na CCJ foi um erro lamentável, contrariando a orientação do governo que desde o início foi contrária à proposta", disparou a ministra.
Mais cedo, Jaques Wagner havia chamado para si a responsabilidade pelo acordo. O senador alegou que a negociação envolvia apenas uma questão "de procedimento" — para limpar a pauta e votar o texto antes do recesso — e que não consultou Gleisi ou o presidente Lula sobre a manobra.