Política | Notícia

Gleisi confirma que Lula vetará redução de penas do 8/1 e critica Jaques Wagner

Ministra das Relações Institucionais usou as redes sociais na noite desta quarta (17) para desautorizar acordo feito pelo líder do governo no Senado.

Por JC Publicado em 18/12/2025 às 9:03

Clique aqui e escute a matéria

*Com informações do Estadão Conteúdo

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, assegurou na noite desta quarta-feira (17) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetará integralmente o projeto de lei que reduz as penas dos condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro.

A manifestação ocorreu logo após o Senado aprovar o texto, que agora segue para sanção presidencial. "O presidente Lula vetará esse projeto. Condenados por atentar contra a democracia têm de pagar por seus crimes", publicou Gleisi na rede social X (antigo Twitter).

Crise na base e "erro lamentável"

Além de confirmar o veto, a ministra expôs uma crise interna na articulação política. Gleisi criticou duramente a postura do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que costurou um acordo com a oposição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para permitir a votação da matéria ainda este ano.

"A condução desse tema pela liderança do governo no Senado na CCJ foi um erro lamentável, contrariando a orientação do governo que desde o início foi contrária à proposta", disparou a ministra.

Mais cedo, Jaques Wagner havia chamado para si a responsabilidade pelo acordo. O senador alegou que a negociação envolvia apenas uma questão "de procedimento" — para limpar a pauta e votar o texto antes do recesso — e que não consultou Gleisi ou o presidente Lula sobre a manobra.

Compartilhe

Tags