Ministro do Turismo, Celso Sabino, é expulso do União Brasil após permanecer no governo Lula
Expulso por permanecer no governo Lula, Sabino reage ao União Brasil, critica decisão da sigla e reafirma que seguirá pré-candidato ao Senado
Clique aqui e escute a matéria
O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi expulso do União Brasil nesta segunda-feira (8) após descumprir a determinação da cúpula partidária para entregar o cargo no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão ocorreu depois de Sabino enfrentar processo na Comissão de Ética do partido, instaurado quando a sigla anunciou o rompimento com o Palácio do Planalto.
Sabino havia argumentado, antes mesmo da expulsão, que não poderia deixar o ministério às vésperas da Conferência do Clima da ONU (COP-30), realizada no Pará, seu Estado de origem.
Sabino reage e chama decisão de “injusta”
Após a definição do União Brasil, o ministro afirmou que sai da sigla “de cabeça erguida” e classificou a medida como “injusta” e “equivocada”. Em vídeo publicado nas redes sociais, Sabino disse que sua expulsão decorre da escolha de permanecer à frente do ministério e “servindo ao Brasil”.
“Eu saio hoje do União Brasil com a minha cabeça erguida, porque saio com a minha ficha limpa (…) não me curvei e tive a coragem de enfrentar partidos políticos quando quiseram me obrigar a fazer o que eu não concordei”, declarou.
Ele afirmou ainda que a intervenção feita pelo partido no diretório do Pará ocorreu no mesmo contexto da crise. Segundo Sabino, sua permanência no governo e o apoio ao projeto comandado por Lula motivaram a decisão da legenda.
Pré-candidatura ao Senado e futuro partidário
Mesmo sem partido, Sabino reiterou ser pré-candidato ao Senado pelo Pará nas eleições de 2026. Durante o início do conflito interno, chegou a ser cogitada sua migração para o MDB, mas as conversas não avançaram.
O ministro disse que seguirá no Estado para reforçar o apoio ao presidente Lula no próximo ano e que ainda avaliará o destino de seu grupo político, afirmando ter recebido sondagens de outras siglas desde o início do processo.