Política | Notícia

Em meio ao tarifaço, João Campos sai em defesa do Polo de Confecções em diálogo com Alckmin

Em conversa com Alckmin, o prefeito do Recife reforçou que a medida prejudicaria as confecções de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe

Por Túlio Feitosa Publicado em 20/10/2025 às 22:06

Clique aqui e escute a matéria

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, entrou no debate sobre as políticas comerciais do governo federal e articulou diretamente com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), em defesa do Polo de Confecções de Pernambuco.

A conversa, divulgada pelo prefeito nesta segunda-feira (20), teve como foco a ameaça de um aumento na tarifa de importação do poliéster.

O "tarifaço" em questão é diferente daquele imposto pelos EUA, sendo uma medida interna do governo brasileiro que está em estudo.

"Acabo de conversar com o vice-presidente Geraldo Alckmin [...] para pedir que não seja levada adiante a possibilidade de aumento da tarifa de importação do poliéster, o que afetaria a competitividade do Polo de Confecções pernambucano", publicou João Campos.

Impacto no Agreste

Em seu apelo a Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), o prefeito do Recife destacou o impacto negativo que a medida teria sobre as cidades do Agreste.

"Reforcei que essa medida preocupa profundamente as empresas do segmento, em especial Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, cujo dinamismo econômico depende diretamente desses insumos", afirmou.

Segundo Campos, um aumento na tarifa do poliéster agora iria encarecer a matéria-prima, pressionar os custos de milhares de pequenas e médias confecções e, consequentemente, colocar empregos em risco em toda a região.

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

Compartilhe

Tags