Quaest: 31% acham que fraude no INSS foi culpa do governo Lula
Maioria defende que dinheiro desviado seja devolvido aos aposentados usando somente recursos bloqueados das empresas investigadas no escândalo

A pesquisa Genial Quaest divulgada nesta quarta-feira (4) mostrou que 31% dos entrevistados apontam o governo Lula como principal responsável pela fraude no INSS.
Outros 14% dos participantes disseram que a culpa era do próprio INSS. 8% afirmaram que a culpa seria das entidades que fraudaram a assinatura dos aposentados, e outros 8% apontaram o governo Bolsonaro como culpado.
Veja os números:
- O governo Lula: 31%
- O INSS: 14%
- As entidades que fraudaram a assinatura dos aposentados: 8%
- O governo Bolsonaro: 8%
- Os aposentados que não conferiram os descontos antes: 1%
- Outros: 12%
- Não souberam/Não responderam: 26%
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e foi realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho, ou seja, após o estouro do escândalo. 82% dos entrevistados disseram ter ficado sabendo das fraudes.
Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa também revelou que 57% dos entrevistados reprovam o governo Lula, enquanto 40% aprovam o petista.
Quem deve devolver o dinheiro
Ainda segundo a pesquisa, 52% dos brasileiros acreditam que o dinheiro desviado deve ser devolvido usando somente recursos bloqueados das empresas investigadas.
Outros 41% dizem que os aposentados devem ser ressarcidos mesmo que seja preciso usar dinheiro público. 7% não souberam responder.
Metade dos entrevistados apontou ser importante abrir uma CPI no Legislativo para investigar o escândalo. 43% disseram que a oposição só quer desgastar o governo com a possibilidade da CPI, e que a investigação da Polícia Federal é suficiente.
Aumento do IOF
A maioria dos entrevistados afirmou não ter ficado sabendo das mudanças no IOF anunciadas pelo Ministério da Fazenda. Por outro lado, 39% disseram ter conhecimento do reajuste.
Na opinião de 41% dos participantes, o governo acertou em voltar atrás com o aumento para aplicações em fundos de investimento.
Outros 50% disseram que o governo Lula errou ao manter o aumento do IOF para compra de dólar para pessoas físicas e remessas de dinheiro para o exterior.
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />