PESQUISA | Notícia

Quaest: 31% acham que fraude no INSS foi culpa do governo Lula

Maioria defende que dinheiro desviado seja devolvido aos aposentados usando somente recursos bloqueados das empresas investigadas no escândalo

Por Rodrigo Fernandes Publicado em 04/06/2025 às 8:27

A pesquisa Genial Quaest divulgada nesta quarta-feira (4) mostrou que 31% dos entrevistados apontam o governo Lula como principal responsável pela fraude no INSS.

Outros 14% dos participantes disseram que a culpa era do próprio INSS. 8% afirmaram que a culpa seria das entidades que fraudaram a assinatura dos aposentados, e outros 8% apontaram o governo Bolsonaro como culpado.

Veja os números:

  • O governo Lula: 31%
  • O INSS: 14%
  • As entidades que fraudaram a assinatura dos aposentados: 8%
  • O governo Bolsonaro: 8%
  • Os aposentados que não conferiram os descontos antes: 1%
  • Outros: 12%
  • Não souberam/Não responderam: 26%

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e foi realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho, ou seja, após o estouro do escândalo. 82% dos entrevistados disseram ter ficado sabendo das fraudes.

Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa também revelou que 57% dos entrevistados reprovam o governo Lula, enquanto 40% aprovam o petista.

Quem deve devolver o dinheiro

Ainda segundo a pesquisa, 52% dos brasileiros acreditam que o dinheiro desviado deve ser devolvido usando somente recursos bloqueados das empresas investigadas.

Outros 41% dizem que os aposentados devem ser ressarcidos mesmo que seja preciso usar dinheiro público. 7% não souberam responder.

Metade dos entrevistados apontou ser importante abrir uma CPI no Legislativo para investigar o escândalo. 43% disseram que a oposição só quer desgastar o governo com a possibilidade da CPI, e que a investigação da Polícia Federal é suficiente.

Aumento do IOF

A maioria dos entrevistados afirmou não ter ficado sabendo das mudanças no IOF anunciadas pelo Ministério da Fazenda. Por outro lado, 39% disseram ter conhecimento do reajuste.

Na opinião de 41% dos participantes, o governo acertou em voltar atrás com o aumento para aplicações em fundos de investimento.

Outros 50% disseram que o governo Lula errou ao manter o aumento do IOF para compra de dólar para pessoas físicas e remessas de dinheiro para o exterior.


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe

Tags