Em breve retorno às atividades políticas, Jarbas sofre derrota e vê grupo político histórico perder força
Ex-governador não teve sucesso após articulação que garantiu prefeitos e quadros históricos na chapa de seu filho para a presidência estadual do MDB

Com o fim da disputa ferrenha para a presidência estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Pernambuco, vencida novamente por Raul Henry, neste sábado (24), pairam dúvidas sobre a força do ex-governador e ex-senador Jarbas Vasconcelos e de seu grupo político dentro do partido, após sua atuação, em caráter excepcional, no pleito da legenda.
Jarbas estava afastado da vida pública desde 2023, quando renunciou ao cargo de Senador da República. Hoje com 82 anos, após dois anos longe das movimentações políticas, Jarbas arregaçou as mangas e voltou às atividades, tendo participado ativamente das articulações para tentar eleger seu filho, o deputado estadual Jarbas Filho, para presidente do MDB-PE.
A chapa, que terminou derrotada no pleito, contava com quadros históricos do partido e de seu grupo político, reavivando o “jarbismo”. Com sua capacidade de articulação, Jarbas também garantiu para a chapa de seu filho o apoio de nove dos onze prefeitos eleitos do MDB em 2024, ex-prefeitos e lideranças do interior do estado, que resultaram em uma composição que atendia a todas as regiões de Pernambuco.
No entanto, a articulação de Jarbas não foi suficiente para vencer a eleição do MDB-PE. Jarbas Filho recebeu 49 votos dos 114 disputados, contra 65 votos de Raul Henry, que teve como principal articulador o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda.
O resultado deste sábado pode marcar um novo capítulo de uma transição de forças dentro do MDB em Pernambuco, onde o jarbismo aparenta não surtir mais o mesmo efeito, como em outros tempos.
Legado político de Jarbas foi centro de disputa no MDB-PE
Além da participação efetiva de Jarbas no pleito, a reivindicação do seu legado político por quadros do partido também marcou o pleito interno do MDB-PE.
De um lado, Raul Henry, que esteve ao lado de Jarbas por décadas, enquanto do outro, está Jarbas Filho e o desejo de repetir parte da trajetória de seu pai no partido.
O deputado estadual teve o reforço do senador Fernando Dueire, que o apontou como “legítimo herdeiro político” do ex-governador.
Já o presidente do MDB-PE recebeu o apoio de Adriana Vasconcelos, filha de Jarbas e irmã de Jarbas Filho. Em carta aberta, Adriana relembrou a trajetória de Raul ao lado de seu pai. Com a vitória de Raul neste sábado, Adriana se tornou vice-presidente do diretório estadual.
Após o resultado deste sábado, Raul dedicou uma parte de seu discurso à Adriana, a quem agradeceu “de forma emocionada” pelo apoio.
“Quero agradecer de forma emocionada a Adriana Vasconcelos, que é testemunha da minha história ao lado do pai dela, que muito me honra”, disse.