Lula vem a Pernambuco para cumprir agenda no Sertão do Estado
Presidente participa de parte da agenda de comissão do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para inspecionar Transposição

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem previsto em sua agenda visita ao Estado de Pernambuco na próxima semana. A passagem do mandatário pelo Estado irá se concentrar no Sertão. De acordo com a comunicação do Planalto, está marcada ida do petista ao município de Salgueiro, na quarta-feira (28), além de passagem de sua comitiva, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, pelos municípios de Cabrobó e Terra Nova, numa inspeção do chamado Caminho das Águas - percurso da Transposição do Rio São Francisco.
Em Salgueiro, Lula estará presente para assinar a Ordem de Serviço para a duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado. A intervenção ampliará a capacidade de 24,75 m³/s para 49 m³/s, beneficiando 237 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas nos estados de PE, CE, PB e RN.
A programação, sem confirmação da presença do presidente, contará ainda com visita técnica à Estação de Bombeamento EBI-1, em Cabrobó, ponto inicial do Eixo Norte do PISF. Concluída em 2015, a EBI-1 conta atualmente com dois conjuntos de motobombas, com capacidade de 24,8 m³/s, e passará por duplicação para quatro conjuntos, elevando a capacidade para 49 m³/s.
A segunda parada da comitiva será em Terra Nova, para visita técnica à agricultura irrigada com as águas do PISF, junto à Barragem de Serra do Livramento, que possui capacidade máxima de 18,8 milhões de m³. As duas programações não foram confirmadas na agenda do presidente. Todo o Caminho das Águas estará em inspeção nos meses de maio e junho, por uma comitiva liderada pelo ministro de Desenvolvimento Regional Waldez Góes.
CAMINHO DAS ÁGUAS
A comitiva do Caminho das Águas acompanhará também a inauguração do sistema de abastecimento de água em Mauriti (CE), obra integrante do PBA 15 do PISF. No município, foram investidos cerca de R$ 69 milhões, com destaque para os sistemas de abastecimento das comunidades rurais de Palestina e Anauá.
A programação inclui compromissos em Barbalha (CE) e Crato (CE), com visita ao Cinturão das Águas — obra hídrica de 145 km de extensão, sob responsabilidade da SRH/CE, iniciada em 2013 e com 83,49% de execução até o momento. A estrutura beneficiará mais de 5 milhões de pessoas em municípios como Fortaleza, Juazeiro do Norte e outros atendidos pelos açudes de Orós e Castanhão.
Ainda na etapa final do Caminho das Águas, será inaugurado o trecho 1 do Ramal do Apodi, em Cachoeira dos Índios (PB), com 30 km de canal, além da Barragem de Redondo.
O presidente Lula e sua comitiva encerram a primeira etapa da viagem com um sobrevoo sobre o Ramal do Salgado, a partir de Ipaumirim (CE). A estrutura faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e beneficiará até 5 milhões de habitantes no estado do Ceará.