Lula aceita nova indicação e pernambucano deve assumir Ministério das Comunicações
Novo indicado ao Ministério das Comunicações, Frederico Siqueira Filho tem trajetória no setor de telecomunicações e base política na Paraíba

Em uma manobra que pegou o cenário político de surpresa, o presidente Lula (PT) designou o pernambucano Frederico de Siqueira Filho, atual líder da Telebras, para o posto de Ministro das Comunicações. A decisão, tomada nesta quarta-feira (23), deve ser formalizada até esta quinta (24).
Segundo informações antecipadas pela Folha de São Paulo, a indicação ocorreu em reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e com o líder do partido na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA) — que havia recebido o convite para o ministério, mas recusou.
O Ministério das Comunicações estava sem um representante desde o último dia 8, quando o então ministro Juscelino Filho (União Brasil-MA) entregou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sob acusação de corrupção e crimes ligados ao desvio de emendas.
A escolha de Siqueira Filho, um especialista do setor com experiência na Oi e Telebras, ainda aponta para uma estratégia do governo em favorecer um perfil técnico para a gestão das comunicações.
A indicação, que partiu do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, veio justamente após a recusa de Pedro Lucas Fernandes. Além disso, Siqueira Filho também é aliado do líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB).
Veja também: Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />
Quem é Frederico Siqueira Filho?
Apesar de pernambucano de origem, Frederico Siqueira Filho construiu sua trajetória profissional e política na Paraíba, estado onde reside atualmente.
Nomeado presidente da Telebras em maio de 2023, sua atuação pública é recente e tem ganhado projeção a partir de sua experiência no setor de telecomunicações e tecnologia da informação.
Com mais de 26 anos de carreira, Siqueira Filho passou 21 anos na operadora Oi, onde ocupou cargos de liderança em áreas estratégicas como Operações, Planejamento, Relações Institucionais, Regulação e Comercial.
Em 2002, assumiu a gerência de Vendas Empresariais da empresa para os estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia, e mais tarde foi promovido a diretor de Relações Institucionais da Oi Brasil, função que exerceu por uma década.
Antes de chegar à Telebras, atuava como diretor de Vendas Corporativas Governo na Oi Soluções, sendo responsável pela área comercial nas regiões Norte e Nordeste.
Desafios
A nomeação ocorre em um período crítico para o setor, que enfrenta desafios como a expansão da conectividade, a implantação do 5G e o combate à desinformação. A bagagem de Siqueira Filho no setor é vista como um diferencial para superar estes obstáculos e promover o avanço do setor.