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Após falhas, Azul usa avião próprio para voo Recife-Madri desta sexta (13)

Devido às falhas que aconteceram nos voos com destino a Madrid, haverão alterações e atrasos nas partidas, inclusive para os voos Recife-Porto

Por Zayra Pereira Publicado em 13/06/2025 às 19:38 | Atualizado em 13/06/2025 às 23:02

A Companhia Aérea Azul utilizou uma nova aeronave, nesta sexta-feira (13), para a realização do voo que sai de Recife com destino a Madrid, na Espanha, em decorrência de falhas apresentadas por duas vezes na tentativa de realização da tora.

O voo, que foi implementado recentemente, foi executadono avião Airbus 330 neo, da Azul, e decolou do aeroporto Internacional do Recife às 19h08. A aeronave utilizada para o vOo Recife-Madrid é a mesma utilizada no trajeto Recife-Porto.

Recife-Porto

O voo que também parte do Recife com destino a Porto, em Portugal, nesta sexta seguiu com outro avião da euroAtlantic.

FALHAS EM VOO DA AZUL

Pela segunda vez na mesma semana, o voo da Azul Linhas Aéreas entre Recife e Madri, operado em parceria com a euroAtlantic Airways, apresentou problemas. A decolagem ocorreu na noite desta quinta-feira (12), com atraso de mais de duas horas, mas a aeronave precisou retornar ao Aeroporto do Recife já na madrugada desta sexta-feira (13).

Em nota, a Azul informou que o voo AD8000 (Recife-Madri), operado pela euroAtlantic Airways, solicitou retorno ao Aeroporto do Recife, 'devido a questões técnicas'. Segundo a companhia, a decisão do retorno "se deu de forma preventiva, de acordo com protocolos de segurança operacional. O pouso aconteceu sem qualquer intercorrência e os Clientes foram desembarcados normalmente e em total segurança", informou a Azul.

"Todos foram devidamente assistidos, conforme previsto na Resolução 400 da Anac. A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial da Companhia", finaliza a nota.

Ao JC, a Aena Brasil, empresa que administra o Aeroporto Internacional do Recife, afirmou que não enviará nota e que a aeronave pousou normalmente às 2h29.

ENTENDA O CASO

A nova rota internacional, com três voos semanais (às terças, quintas e domingos), estreou com dificuldades. Na terça-feira (10), o voo inaugural foi cancelado após uma possível falha nos flapes — equipamento responsável por estabilidade e controle de velocidade —, o que não foi oficialmente confirmado pela companhia.

Nesta quinta, o voo AD8000 chegou a decolar pouco depois das 23h, mas passou mais de duas horas realizando trajetos circulares sobre o Oceano Atlântico antes de retornar ao aeroporto, onde pousou às 2h30. Foi o segundo voo da nova rota a ser cancelado em menos de uma semana, mesmo após manutenção preventiva.

Euroatlantic Airways

Em meio aos dois casos recentes de 'problemas técnicos' da Euroatlantic Airways e com objetivo de suprir a escassez da frota de aviões, a Azul Linhas Aéreas iniciou uma parceria, desde o ano passado, com a empresa portuguesa para realizar voos fretados para a companhia brasileira aqui no Brasil.

A maioria dos voos em parceria são para países da Europa, como Portugal, Espanha e da América do Norte, como Orlando e Fort Lauderdale.

Apesar disso, a Azul tem sido alvo de críticas recorrentes sobre essa junção com a empresa portuguesa. O Sindicato Nacional de Aeronautas (SNA), que representa os pilotos e comissários de voo do Brasil, tem emitido duras críticas, afirmando que essa parceria 'está prejudicando os aeronautas brasileiros'.

De acordo com o SNA, essa colaboração das duas empresas "é altamente prejudicial aos aeronautas brasileiros, pois a EuroAtlantic está operando rotas da Azul, que poderia contratar mais tripulantes brasileiros para essas rotas, o que não está ocorrendo", dizem em nota.

"O SNA lamenta que a Anac seja conivente com esse tipo de operação que, além de ser altamente prejudicial à aviação brasileira e aos trabalhadores, também causa insegurança aos passageiros, já que a compra de passagens é feita através da Azul, mas não é a companhia que opera os voos", complementa a nota.
Anac autorizou a operação da EuroAtlantic Airways no Brasil

Recentemente, em fevereiro deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), concedeu autorização para a empresa aérea EuroAtlantic Airways – Transportes Aéreos S.A. operar voos regulares no Brasil. Segundo a Anac, a empresa aérea ficou habilitada a realizar serviços de transporte aéreo internacional de passageiros e cargas com origem e/ou destino em território brasileiro.

Antes dessa autorização, a EuroAtlantic Airways já possuía histórico de operações no país por meio de voos fretados, o que acontece, atualmente, por exemplo, com a frota Recife-Madri, operado pela Azul Linhas Aéreas.

Em nota, a Azul esclarece que "a parceria com a empresa euroAtlantic Airways segue todos os requisitos regulatórios, além de atender aos rígidos protocolos operacionais e de segurança da Azul. A euroAtlantic é certificada internacionalmente e possui contratos com as principais companhias aéreas do mundo, além de experiência de mais de 30 anos no transporte de passageiros".

A Azul ressalta, ainda, que a parceria tem como objetivo minimizar os impactos que o setor tem enfrentado em relação ao suprimento de aeronaves e motores.

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