Priscila Krause visita transposição do São Francisco com ministro Waldez Góes e destaca parceria com governo federal
Vice-governadora ressaltou parceria com União em obras hídricas da transposição. Lula vem ao estado na quarta-feira e visita outra estação no Sertão.

A vice-governadora Priscila Krause (PSD) e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitaram neste domingo (25) a Estação de Bombeamento EBI-1, no município de Cabrobó, no Sertão pernambucano. O equipamento é o ponto inicial do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco (PISF).
A estrutura marca o início dos 260 km de extensão percorridos pelo Eixo Norte, responsável por levar água a 237 municípios em Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte
A visita também foi o ponto de partida da comitiva "Caminho das Águas", ação realizada pela pasta que percorrerá a trilha de Transposição do São Francisco.
Durante a passagem pela estação, o ministro anunciou a duplicação da capacidade de bombeamento do Eixo Norte, que passará de 25 para 50 metro cúbicos por segundo, além de obras complementares como túneis, barragens e adutoras que vão beneficiar ainda mais comunidades nos próximos anos.
“Isso aqui é um solo sagrado. Estou exatamente onde começa a captação no São Francisco para a transposição. É emocionante ver que, com o Novo PAC, estamos colocando o pé no acelerador”, afirmou Góes.
Priscila Krause fez questão de destacar a afinidade entre o governo estadual e a gestão federal do presidente Lula. Ela destacou a parceria com o governo federal nos trabalhos relacionados à segurança hídrica no estado.
“Essa parceria é fundamental e não tem nos faltado. Desde o primeiro momento, a governadora Raquel Lyra sempre enfatiza que o presidente Lula, através de todos os seus ministros, vem colocando toda a estrutura do governo federal à disposição de Pernambuco. E não é diferente em relação às obras hídricas", afirmou Priscila, equiparando as obras da transposição ao programa de segurança hídrica estadual Águas de Pernambuco.
Visita a Terra Nova
Depois de passar por Cabrobó, o ministro Waldez Góes também esteve na cidade de Terra Nova, ainda no Sertão, onde visitou a Barragem de Serra do Livramento, que também faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).
“O valor da água está relacionado diretamente com a vida, com a cidadania, com a perspectiva de sobreviver e de não largar para trás o local onde se nasceu por falta d’água. Só quem vive no semiárido entende a importância dessa decisão. Há uma história do Nordeste antes da transposição e uma outra história depois da transposição", declarou.
Lula em Pernambuco
Na próxima quarta-feira (28), o presidente Lula vem a Pernambuco para assinar a Ordem de Serviço para a duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado, em Salgueiro, no Sertão.
A intervenção ampliará a capacidade de 24,75 m³/s para 49 m³/s, beneficiando 237 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas nos estados de PE, CE, PB e RN.
Neste domingo, Waldez Góes comentou a vida de Lula à região. “O presidente Lula volta ao Nordeste para dar ordem de serviço para duplicar a capacidade de bombeamento do Eixo Norte. São meio bilhão de reais investidos para dobrar a vazão de água nas estações de bombeamento de Cabrobó e Salgueiro”, detalhou.
A comitiva do Caminho das Águas acompanhará também a inauguração do sistema de abastecimento de água em Mauriti (CE), obra integrante do PBA 15 do PISF. No município, os investimentos foram destinados aos sistemas de abastecimento das comunidades rurais de Palestina e Anauá.
A programação inclui ainda compromissos em Barbalha (CE) e Crato (CE), com visita ao Cinturão das Águas — obra hídrica de 145 km de extensão, sob responsabilidade da SRH/CE, iniciada em 2013 e com 83,49% de execução até o momento.