Santa Missa celebra a reabertura do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição do Morro
Centenas de fiéis compareceram, nesta terça-feira (20), ao santuário no Morro da Conceição. Raquel Lyra e João Campos estiveram presentes

A missa de entrega do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição do Morro, realizada na noite desta terça-feira (20), foi marcada pela emoção dos fiéis presentes. O local sagrado, que ficou em obras por mais de 200 dias, após o teto ter desabado em agosto de 2024, recebeu um investimento de R$ 5 milhões do governo do Estado para a restauração do teto - com a implantação de energia solar -, colocação de novos bancos para acomodar 540 fiéis, além de melhorias na entrada do santuário, modificação no altar e ampliação da vidraça para dar mais visibilidade à imagem de Nossa Senhora da Conceição.
"Uma noite para celebrar a entrega do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que tanto cuida do nosso povo recifense e pernambucano. Uma igreja totalmente restaurada que simboliza também a restauração dessa comunidade e da fé do povo de Pernambuco. O nosso povo precisa de cuidado. A gente se solidariza novamente com as famílias das duas pessoas que não conseguiram sobreviver à tragédia que ocorreu aqui no ano passado e que infelizmente não estão mais aqui entre nós. Mas hoje, conforme a gente se comprometeu, nove meses depois, a gente entrega a igreja totalmente restaurada", declarou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.
Também presente na Santa Missa de Reabertura do Santuário, o prefeito do Recife, João Campos, exaltou a fé e o comprometimento de todos na recuperação da igreja do Morro da Conceição. "Momento de muito emoção de ver a reabertura aqui do santuário. Uma noite especial depois desse esforço conjunto, um esforço da mobilização da igreja, dos fiéis, do governo estadual, da Prefeitura... A igreja participando para poder viabilizar essa reabertura. Cada um podendo contribuir de alguma forma e, claro, deixar aqui também sempre a memória daqueles que foram vitimados na tragédia. Tenho certeza que, com as bençãos de Nossa Senhora da Conceição, todos nós atravessaremos as dificuldades com ainda mais força e energia a partir desse renascimento", destacou João Campos.
O padre Emerson Borges, reitor do Santuário do Morro da Conceição, celebrou esse novo recomeço. "Juntos, hoje, podemos render graças a Deus por tantas bençãos que Ele tem derramado em nossas vidas por meio de Maria. Depois de termos vivenciado um tempo de desolação, o santuário está reconstruído e aqui poderemos fortalecer a nossa fé e a nossa devoção a Imaculada Conceição do Morro", agradeceu o padre.
Mesmo com as fortes chuvas que caíram no Recife nesta terça-feira, centenas de fiéis compareceram ao santuário para esse momento de celebração. "A emoção é muito grande. Com chuva ou sem chuva eu tinha de comparecer aqui para prestigiar o novo tempo do nosso santuário. Nossa Senhora da Conceição representa tudo na minha vida... É muito lindo ver a emoção dos fieis diante de Nossa Senhora", disse a devota Wilma Oliveira.