Formação gratuita de parteiras valoriza saberes ancestrais no Grande Recife; saiba como se inscrever
Iniciativa oferece 20 vagas para mulheres a partir de 18 anos, com aulas teóricas e práticas em terreiros na Região Metropolitana do Recife

A valorização dos saberes tradicionais das parteiras e da cultura afro-indígena está no centro do projeto “As Àyabás e a Maternidade – Reprodução e Salvaguarda dos Saberes das Parteiras Tradicionais”, que está com inscrições abertas.
A proposta une práticas de cuidado com a gestação e o parto à sabedoria ancestral das Àyabás — divindades femininas da tradição Yorubá associadas à fertilidade, como Yemanjá e Oxum.
A iniciativa busca resgatar e preservar os conhecimentos das parteiras tradicionais de Pernambuco, ao mesmo tempo em que promove uma abordagem mais humanizada da maternidade.
Formação acontece em terreiros
As aulas terão início no dia 2 de junho e serão realizadas nos terreiros de matriz afro-indígena Ilè Àsé Ògún Toperinã e Ilê Asé Iyá Mi Akunlè Akoloiyá – Casa das Duas Rainhas, localizados no bairro de Nossa Senhora da Conceição, em Paulista (PE).
Serão 20 encontros ao longo de dois meses, com carga horária total de 150 horas. A formação é dividida em sete módulos teóricos e práticos e contará com intérprete de Libras para garantir acessibilidade.
O curso também propõe uma rede colaborativa entre parteiras tradicionais, gestantes e doulas, promovendo a troca de experiências, saberes e práticas.
Como participar e realizar a inscrição
As inscrições seguem até o dia 30 de maio de 2025 e devem ser realizadas por meio de formulário online.
Podem se inscrever mulheres a partir de 18 anos. Serão oferecidas 20 vagas, com pelo menos 10% destinadas a mulheres com deficiência.
Para obter o certificado, a participante deverá cumprir pelo menos 75% da carga horária e demonstrar engajamento nas atividades.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />