PREVENÇÃO | Notícia

Com previsão de muita chuva, prefeituras do Grande Recife anunciam novas ações

Municípios também fazem alerta para que moradores de áreas de morros entrem em contato com a Defesa Civil a qualquer sinal de risco

Por JC Publicado em 17/05/2025 às 15:22 | Atualizado em 17/05/2025 às 15:23

Diante da previsão de mais dias de chuva com intensidade moderada a forte - segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), municípios do Grande Recife anunciaram mais ações para minimizar o sofrimento das famílias que vivem em áreas de morro ou em locais atingidos pelos alagamentos.

A Prefeitura do Recife informou que populações de dez localidades de morros receberam a visita de servidores para orientar sobre prevenção às chuvas.

A ação é um dos protocolos pelo Centro de Operações (COP) para momentos de agravamento das condições metereológicas na cidade. A perspectiva é que o total de chuvas chegue à marca de 500 milímetros, apresentando grande risco para a população.

As comunidades com as visitas das equipes são Pantanal, Vila dos Milagres, Jordão Alto, Alto da Bela Vista, Bomba do Hemetério, Sítio e Alto do Rosário, Passarinho Alto, Alto do Reservatório, Alto Nossa Senhora de Fátima e Alto Jardim Progresso.

O protocolo de atuação envolve a conscientização dos moradores, com caminhões, vans e carros de passeio para dar apoio completo às mudanças; a inclusão em auxílio moradia nos casos cabíveis; e a realização de serviços emergenciais.

As pessoas poderão ir para casas de amigos e parentes ou para um dos cinco abrigos municipais que já estão disponíveis para receber famílias e moradores em situação de risco, totalizando 430 vagas: Centro Social Bidu Krause, Escola Municipal Florestan Fernandes, Igreja Batista do Caçote, Escola Municipal Diácono Abel Gueiros e Abrigo Emergencial do Arruda. 

A lista atualizada pode ser acessada no site acaoinverno.recife.pe.gov.br.

Além disso, a Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, ou pelo Conecta Recife. O atendimento é gratuito e acontece 24h por dia.

JABOATÃO DOS GUARARAPES

Durante reunião, neste sábado (17), a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes definiu que uma equipe de voluntários vai visitar as casas que estão em áreas de riscos para orientar a saída dos moradores para casas de parentes ou para 26 abrigos que estão sendo disponibilizados pelo município.

Atualmente, 211 mil pessoas residem em 161 áreas críticas. A Defesa Civil disse elaborou uma estratégia de ação onde as áreas de riscos foram divididas em dois lotes para organizar a visita dos voluntários. 

"Estamos fazendo um trabalho preventivo para cuidar da vida das pessoas. A união de todas as secretarias nesse momento mostra que Jaboatão está forte para minimizar ao máximo possível os danos que a chuva pode causar", destacou o secretário executivo da Defesa Civil, Elton Moura.

A população pode acionar a Defesa Civil de Jaboatão pelos números 0800 281 2099/ 81 99195-6655.

OLINDA

Já a Prefeitura de Olinda reforçou alerta à população sobre a chuva prevista para os próximos dias. O município poderá registrar acumulados de até 100mm durante o domingo e uma estimativa de mais de 300mm de precipitação no período de 17 a 21 deste mês.

Entre a quarta e sexta-feira, Olinda já acumulou 243,9 mm de chuva, o equivalente a 90% do esperado para todo o mês de maio.

"Diante dessa situação, as autoridades recomendam que moradores em áreas de risco evitem permanecer em casa e busquem abrigo em locais seguros, como casas de parentes ou amigos", disse a gestão, em nota. 

A Prefeitura disponibilizou um abrigo na Vila Olímpica de Rio Doce, localizada na Avenida Brasil, S/N para receber famílias em situação de risco.

Já o Exército enviou um grupo de 30 soldados do 7º Grupamento de Artilharia de Campanha – Regimento Olinda para atuar nas ações de prevenção e mitigação de desastres, reforçando os esforços da Operação Inverno.

A Defesa Civil de Olinda permanece de prontidão 24 horas. Os contatos são: 0800 081 0060 (telefone) e 
(81) 99266-5307 (whatsApp). 

Compartilhe