Famílias que moram em áreas de risco buscam abrigos emergenciais no Recife
No Abrigo Emergencial do Arruda cerca de sete famílias estão acolhidas. São 20 pessoas que habitam áreas de risco e deixaram as casas por segurança

Devido às fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife e algumas cidades do interior de Pernambuco, várias pessoas estão buscando refúgio nos abrigos emergência do Recife.
No Abrigo Emergencial do Arruda, que fica na Rua Remiz Galvão, número 218, cerca de sete famílias estão acolhidas. São 20 pessoas que habitam áreas de risco, por isso precisaram deixar as residências por questão de segurança.
Além do abrigo no Arruda, pessoas em situação de risco também podem buscar acolhimento no abrigo Bidu Krase, que fica no Curado e funciona 24h.
Para o encaminhamento aos abrigos, é realizada, pela Defesa Civil, uma triagem, como explica Joelson Rodrigues, Secretário Executivo de Assistência Social.
"Essas pessoas, de alguma forma, devem procurar, inicialmente, a Defesa Civl do município, que vai orientar sobre qual a melhor alternativa de acolhimento, inclusive, apoiar no transporte para que ela possa sair", afirmou o secreário.
"A gente sempre orienta: Tem uma situação de risco? Seja por barragem, seja por área de alagamento, procure a Defesa civil", contou.
Joelson também contou sobre como acontece o acolhimento nas unidades, explicando que no momento em que as famílias deixam o abrigo, recebem um kit limpeza.
"Chegando na unidade de acolhimento é feita uma acolhida técnica por profissionais especializados. Existe um cadastramento feito por um sistema eletrônico, por isso que a gente fica sabendo em Real Time (tempo real) quantas pessoas e quais pessoas estão acolhidas", explicou.
"Ela vai receber a condição de acolhimento, material d elimpeza, higiene pessoal, cama, colchão, toalha, também todas as refeições", contou.
O secretário ainda conta que as pessoas podem permanecer no abrigo pelo tempo que for necessário e que recebem atendimento médico também.
"A secretaria de saúde vem, faz toda triagem, o atendimento das necessidades no âmbito da saúde também", disse.
Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil através do telefone 0800-081-3400 ou no aplicativo Conecta Recife.