Prefeitura do Recife propõe auxílio de R$ 3 mil para comerciantes do Mercado da Madalena
Gestão municipal encaminhou Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores para a criação do benefício a ser pago durante requalificação do espaço

Os permissionários que tiveram seus boxes atingidos pelo incêndio ocorrido na madrugada do último sábado (12), no Mercado Público da Madalena, Zona Oeste do Recife, podem receber um auxílio emergencial no valor de R$ 3 mil. Os comerciantes também terão a suspensão da taxa de uso do equipamento.
A Prefeitura do Recife encaminhou para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei para a criação do benefício, que deve ser pago durante o período de requalificação do espaço.
As atividades das áreas não atingidas retomaram o funcionamento nesta segunda-feira (14), após a limpeza e retirada de materiais pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança do Recife e o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica.
Já os espaços danificados foram isolados com tapumes e seguirão interditados até a conclusão dos reparos estruturais necessários.
“A gente sabe que quem teve o seu negócio prejudicado tem pressa de voltar a trabalhar. Por isso, estamos liberando essa área já dois dias depois do incêndio, mas com toda a segurança e proteção que os feirantes merecem. E também já estamos enviando o Projeto de Lei que vai garantir que os permissionários que vão ter os seus quiosques recuperados recebam um auxílio da Prefeitura até que eles possam voltar a trabalhar no seu comércio”, detalhou o prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura, Victor Marques.
Incêndio
Parte do Mercado da Madalena foi atingida por um incêndio no último sábado (12) e três operações foram danificadas. As causas do incidente estão sendo investigadas pelo Instituto de Criminalística (IC).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta de 1h e finalizou a ocorrência por volta de 2h40. A corporação esclareceu que as chamas foram "rapidamente controladas". Não houve vítimas.
Em nota, a Prefeitura do Recife informou que o Centro de Operações (COP) do município foi acionado. Após a atuação do Corpo de Bombeiros, uma equipe da Secretaria Executiva de Defesa Civil vistoriou o local.
O equipamento, que conta com 87 operações em funcionamento, teve sua cobertura requalificada em 2022 e passou por modernização da rede elétrica pela gestão municipal.
Incêndio atinge parte do Mercado da Madalena; boxes foram danificados
Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta de 1h e finalizou a ocorrência por volta de 2h40. De acordo com a corporação, as chamas foram "rapidamente controladas", sem vítimas. Uma equipe da Secretaria Executiva de Defesa Civil vistoriou o local e constatou que o fogo atingiu duas operações do mercado. Segundo a Prefeitura do Recife, as causas do incêndio serão apuradas.
#MercadoDaMadalena #Recife #Incêndio #vv" />