CHUVAS

CHUVA EM PERNAMBUCO: buscas por desaparecidos seguem em pelo menos sete pontos de deslizamentos no Grande Recife

Ao menos 26 pessoas seguem desaparecidas somente no Recife e em Olinda. Até o fim da manhã desta segunda-feira (30/5), o Estado registrada 91 óbitos, dos quais a maioria foram no Recife

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 30/05/2022 às 13:40 | Atualizado em 30/05/2022 às 18:07
Welington Lima/JC Imagem
Grande partes dos mortos foram vítimas de deslizamentos de barreira - FOTO: Welington Lima/JC Imagem

As buscas por pessoas desaparecidas durante as fortes chuvas que atingiram Pernambuco desde a sexta-feira (27/5) deixando, por enquanto, 91 mortos, seguem em pelo menos sete pontos diferentes da Região Metropolitana do Recife.

Segundo o último balanço da Central de Operações da Codecipe, a Defesa Civil do Estado de Pernambuco, divulgado no fim da manhã desta segunda-feira (30/5), 26 pessoas seguem desaparecidas. Na busca por elas, as forças de segurança do Estado, Defesa Civil, Exército e órgãos municipais estão atuando nos sete pontos que tiveram deslizamento de barreiras no Grande Recife.

Quando a chuva vai diminuir em Pernambuco? Veja previsão do tempo da Apac e do Climatempo

Os pontos estão localizados nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Paulista. São eles: Zumbi do Pacheco e Curado IV (Jaboatão dos Guararapes); Areeiro (Camaragibe); Monte Verde/Ibura, Barro e Guabiraba (Recife) e Paratibe (Paulista). 

Vale destacar que o maior número de vítimas foi registrado no Recife, especialmente no Jardim Monte Verde, localidade do bairro do Ibura, na Zona Sul da capital. Até agora, foram 26 mortos e ao menos 29 feridos. Além de dez desaparecidos, segundo dados oficiais da Prefeitura do Recife.

CHUVA EM PERNAMBUCO: Número de desabrigados sobe para cinco mil em todo o Estado

Para as pessoas que aguardam as buscas, momentos de muita angústia. Não só pela espera, mas pelo medo de novos deslizamentos, o que retarda as buscas. Na Vila dos Milagres, também no Ibura, foram seis mortos e pelo menos oito pessoas, entre adultos e crianças, seguem desaparecidas.

O mesmo cenário e sentimento foram verificados na Zona Norte do Recife. Na comunidade Jardim Eldorado, no bairro da Guabiraba, a população ainda procurava pelo corpo de uma dona de casa que ficou soterrada após o deslizamento de uma barreira no local.

EFETIVO

Na ação de buscas, segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), estão sendo empregados 198 bombeiros militares de Pernambuco - 92 profissionais tiveram a contratação antecipada às pressas pelo governo do Estado -, 11 bombeiros da Paraíba, 7 de Minas Gerais, 8 do Rio Grande do Norte, 8 policiais militares, 100 guardas municipais e 25 funcionários da Emlurb; 60 militares do Exército, 22 profissionais da Marinha e 4 policiais civis do Core/PCPE.

OS NÚMEROS DO RECIFE

Balanço (19h de domingo). A Prefeitura do Recife não divulgou nenhum balanço nesta segunda-feira (30/5):

- 2.630 pessoas desabrigadas ou desalojadas;
- 41 equipamentos funcionamento provisoriamente como abrigos, sendo 25 escolas, creches e centros sociais municipais;
- Entre os donativos doados, foram recebidos 15 mil quentinhas, 10 mil cestas básicas, 4.512 colchões, 13,5 mil litros de água mineral, 3 mil fraldas, 600 roupas de cama, dentre outros;
- 76 ocorrências críticas
- Principais locais: Jardim Monte Verde, Milagres, Sítio dos Macacos e CAIC Barro;
- 25 chamados para serviços de limpeza e manutenção pela Emlurb;
- 33 corpos resgatados, sendo 29 óbitos confirmados como moradores do Recife pela Secretaria de Saúde do Recife;
- 10 desaparecidos 

 

PREVISÃO DO TEMPO

De acordo com informações da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), o Distúrbio Ondulatório de Leste – sistema que induziu os grandes volumes de chuva nos últimos dias – se dissipou, mas ainda restam instabilidades no oceano, que ainda deverão provocar precipitações neste domingo, de forma moderada, entre a Zona da Mata e a RMR. A tendência, porém, é a estabilização da atmosfera, com redução gradativa dos volumes de chuva.

EFETIVO

Comentários

Últimas notícias