Alunos da Região Metropolitana de Recife já podem solicitar Carteira de Estudante 2021
A carteira de 2020 é válida até o dia 31 de março deste ano. Veja como solicitar!

Alunos da Região Metropolitana do Recife (RMR) já podem solicitar a Carteira de Estudante 2021, que, entre outros benefícios, garante a meia passagem nos transportes públicos da região. O documento custa R$ 14,10 e é destinado àqueles que estão no ensino infantil, médio, nível técnico profissionalizante ou faz cursinho pré-vestibular. O requerimento da Carteira deve ser feito de forma online por meio do site do Grande Recife Consórcio. O documento de 2020 é válida até o dia 31 de março deste ano.
Para fazer a solicitação do documento, é necessário que o aluno ou responsável entre no site e clique na opção "Solicite Agora". Após isso, é preciso informar o nome completo e a data de nascimento do estudante. No próximo passo, é necessário que o aluno ou responsável confira os dados que aparecem na tela e, se achar desejar, fazer a alteração da foto. Se as informações estiverem corretas, basta emitir o boleto e efetuar o pagamento em casas lotéricas.
Caso haja a necessidade de modificar algum dado, o aluno deve entrar em contato com a instituição de ensino antes de gerar o boleto. Se o estudante ainda não estiver cadastrado no sistema, ele mesmo poderá fazer a inserção dos dados no site e solicitar a confirmação pela escola para só então emitir o boleto.
Após fazer o pagamento do bolete, a Carteira de Estudante será confeccionado em até 30 dias corridos, de acordo com o Grande Recife. Quando tiver o documento em mãos, o aluno poderá baixar o aplicativo Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco (CIE PE) e ter também uma versão digital do documento. O app irá fazer a leitura do QR Code existente na carteirinha física e irá validar os dados para serem acessados no celular.
Além de garantir o direito de utilização da meia passagem, por meio da aquisição de créditos para o Vem Estudante, ela também proporciona o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos.
Nome social
Pessoas transexuais podem utilizar seu nome social na Carteira de Estudante desde 2017. O requerimento deve ser feito junto ao Grande Recife no setor de Carteira Estudantil, que fica no Parque de Exposições do Cordeiro, na Avenida Caxangá, 2200, na Zona Oeste do Recife.
Instituições de ensino
Desde a primeira quinzena de janeiro, as escolas podem acessar a plataforma e inserido as informações dos alunos. As escolas devem ficar atentas quanto à inserção dos dados dos estudantes, como nome, data de nascimento, série/curso, nome do pai ou representante e mãe, sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3×4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte.