Voz do Leitor, 23/05: Árvore com risco de queda preocupa moradores
A denúncia da leitora da coluna é na na Rua Desembargador Martins Pereira, na frente do Edifício Monalisa, no bairro das Graças, na Zona Norte

Árvore com risco de queda preocupa moradores
Uma árvore antiga está em iminência de cair aqui na Rua Desembargador Martins Pereira, em frente do Edifício Monalisa, no bairro das Graças. Ela está bem inclinada para a rua e suas raízes aparentam não suportar mais o peso, principalmente após dias de fortes chuvas - risco de encharcar. Peço a Emlurb que compareça ao local e verifique a necessidade de poda ou outra providência.
Izabel Wanderley, por e-mail
Guarda municipal sem arma
Uma cena estarrecedora circulou bastante nessa semana a de um guarda municipal de Jaboatão dos Guararapes, fardado, se envolvendo numa discussão de trânsito e, não satisfeito, ainda sacou a arma e efetuou disparos contra o carro do motorista com quem se desentendeu. O detalhe é que no carro tinha uma mulher grávida. É para isso que os guardas municipais tanto imploram para armá-los? Para atentar contra a vida de cidadãos por banalidade? Repito: infelizmente, toda segurança pública do Brasil é despreparada, seja federal, estadual e, principalmente, a municipal. Querem armar incompetentes e desequilibrados.
Catarina Santos, via redes sociais
Gestão municipal sem compromisso
Recife merece respeito e compromisso. A educação está em colapso, com professores da Rede Municipal recebendo salários defasados e condições precárias de trabalho. A falta de diálogo e valorização tem levado a paralisações e protestos, comprometendo a qualidade do ensino. O programa “Infância na Creche” apresenta sérias falhas, tais como: unidades sem alvará do Corpo de Bombeiros e vínculos suspeitos com aliados políticos. A segurança e o bem-estar das crianças estão em risco. O Tribunal de Contas do Estado apontou a ausência de publicidade nos contratos com Organizações da Sociedade Civil, violando a Lei de Acesso à Informação e impedindo o controle social dos recursos públicos. Além disso, o déficit habitacional de 54 mil moradias é ignorado e a população recifense sofre com a falta de políticas habitacionais eficazes. Enquanto isso, investimentos são direcionados para obras estéticas, negligenciando necessidades básicas.
Pedro Fagundes, por e-mail
Professores do Recife
O Secretário da pasta de Ordem Pública e Segurança da Prefeitura do Recife, Alexandre Rebêlo, avisou pela televisão que não haveria aulas na rede municipal, na quarta-feira (21), em virtude das fortes chuvas na cidade. João Campos se esqueceu de avisar a ele que as escolas estão fechadas desde o dia 09/05, porque os mestres estão em greve, pela negação desse prefeito em cumprir com o percentual de reajuste salarial da classe, determinado por Lei Federal. Os membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que fiscalizam os desmandos das Prefeituras, não estão nem aí para esse imbróglio pois não são os filhos deles que estão sem aulas.
Cláudio de Melo, por e-mail
Segurança seletiva da PM
A Polícia Militar de Pernambuco só faz a segurança de postos de combustíveis, supermercados e lojas... Enquanto isso, mal vemos viaturas nas ruas e avenidas da Região Metropolitana do Recife. É impressionante, mas basta prestar um pouco de atenção para constatar esse absurdo. É assim em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife; como também no Parnamirim, na Zona Norte. Passo diariamente pela Praça Melvin Jones, que é rodeada por três bares/restaurantes da alta sociedade, e fica no entorno das Ruas Padre Roma e Sebastião Alves. De domingo a domingo sempre fica uma viatura da PM fazendo a "segurança" desses estabelecimentos. Gostaria de saber o porquê desse privilégio, governadora Raquel Lyra e secretário da SDS, Alessandro Carvalho?
Carolina Reis, por e-mail