Conta do Bem: energia da solidariedade que transforma realidades em Pernambuco
O Conta do Bem permite que os mais de 4,1 milhões de clientes realizem doações a partir de R$ 1, diretamente, na fatura de energia elétrica

Em um mundo cada vez mais ávido por solidariedade, uma iniciativa se propõe a congregar pessoas interessadas em fazer a diferença na vida de quem mais precisa. Ao converter a fatura de energia em meio de arrecadação de doações, o Projeto Conta do Bem possibilita que gestos caridosos transformem vidas, abram novos caminhos e construam novos futuros. É com esse espírito que a Neoenergia Pernambuco reafirma seu compromisso com a sociedade.
Criado com a finalidade de viabilizar o apoio contínuo e mensal a instituições filantrópicas, o Conta do Bem permite que os mais de 4,1 milhões de clientes realizem doações a partir de R$ 1, diretamente, na fatura de energia elétrica. Trata-se de um mecanismo simples, acessível, mas de impacto imensurável. Atualmente, cerca de 700 mil clientes têm contribuído mensalmente com 11 instituições que atuam em áreas como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer no Estado.
Entre as instituições beneficiadas estão nomes de reconhecida relevância social, como Unicef, Instituto do Fígado, Casa da Esperança, APAE Recife, Fundação Alice Figueira, Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Pró-Criança, Porto Social, Legião da Boa Vontade (LBV), Fundação Terra e a Ária Social. O apoio a essas entidades tem sido essencial para a continuidade dos programas que atendem desde crianças em situação de vulnerabilidade, até idosos em busca de qualidade de vida e dignidade.
Mas os números, por mais expressivos que sejam, ganham verdadeiro sentido quando associados a histórias de vida. Como a de Rodrigo Rocha, jovem de 19 anos, cuja trajetória resume o impacto concreto da solidariedade. Morador de uma comunidade de baixa renda, é estudante da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa. Sua jornada de superação foi impulsionada pelos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Pró-Criança, entidade apoiada pelo Conta do Bem.
Graças à capacitação recebida, o estudante conquistou duas oportunidades de estágio: uma na área de administração e outra como educador museal, no Espaço Ciência de Pernambuco. E melhor do que contarmos esta história é sabemos que ela não é uma exceção. Trajetórias como essa simbolizam a discreta revolução do bem que vem sendo conduzida por milhares de doadores anônimos espalhados por todo o Estado.
Sabemos que ainda há espaço para ampliarmos esse alcance. A adesão de novos participantes é fundamental para que mais histórias possam ser escritas. Cada contribuição representa uma renovação da esperança, um novo caminho da vulnerabilidade para a oportunidade.
Convidamos a sociedade pernambucana para participar da Conta do Bem. Que mais corações se juntem a essa corrente da solidariedade. A adesão é simples e pode ser feita diretamente com qualquer uma das instituições parceiras. Ao escolher doar por meio da fatura de energia, o cliente não apenas contribui financeiramente, mas compartilha a energia da transformação — aquela que, verdadeiramente, ilumina vidas.
João Paulo Rodrigues - Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia