VATICANO | Notícia

Em encontro com jornalistas, papa Leão XIV fala sobre liberdade de imprensa, IA e pede fim de 'guerra de palavras'

Ao entrar no local do pronunciamento, o papa foi aplaudido de pé pelos presentes e no início da fala brincou de forma descontraída

Por JC Publicado em 12/05/2025 às 8:39

O papa Leão XIV falou com jornalistas do mundo todo nesta segunda-feira (12) pela manhã, no Vaticano. A audiência começou por volta das 6h (horário de Brasília), 11h no horário local, na sala Paulo VI.

Ao entrar no local do pronunciamento, o papa foi aplaudido de pé pelos presentes e no início da fala brincou de forma descontraída que as palmas deveriam ser somente ao fim do discurso.

Em fala inicial, Leão se direcionou aos profissionais falando sobre aqueles presos por exercerem a profissão de jornalista e disse que a imprensa livre deve ser defendida.

"Permita-me então reiterar hoje a solidariedade da Igreja com os jornalistas presos por buscar e relatar a verdade. É com essas palavras que pedi a liberação desses jornalistas que estão presos, disse Leão XIV.

"Somente povos informados podem fazer escolhas livres. O sofrimento desses jornalistas presos desafia a consciência das nações e da comunidade internacional. Todos nós devemos proteger a liberdade de expressão e de imprensa. Obrigado por seus serviços com a verdade", finalizou o papa.

Inteligência Artificial

Papa pediu também o fim de uma polarizada “guerra de palavras” feita de ataques partidários e ideológicos, e que não se dê espaço ao fanatismo e ao ódio. 

Ele destacou que a inteligência artificial precisa ser aplicada com responsabilidade e bom senso.

Ao encerrar sua fala, o pontífice concedeu uma bênção aos profissionais presentes e desceu para cumprimentá-los individualmente, apertando as mãos dos jornalistas, aceitando presentes e posando para fotos.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe