Papa Leão XIV pede paz na Ucrânia e cessar-fogo em Gaza em primeira oração de domingo
Leão também destacou que este domingo era Dia das Mães em muitos países e desejou um feliz dia a todas as mães, "incluindo aquelas que estão no céu"

Com informações de Estadão Conteúdo
O Papa Leão XIV pediu uma paz justa e duradoura na Ucrânia e um cessar-fogo imediato em Gaza, com a libertação de reféns e o envio de ajuda humanitária, durante sua primeira oração dominical como pontífice.
Da sacada da Basílica de São Pedro, Leão recordou o fim da Segunda Guerra Mundial, há 80 anos, e citou o Papa Francisco ao denunciar a quantidade de conflitos que assolam o mundo atualmente, chamando a situação de uma "terceira guerra mundial em pedaços." "Nunca mais guerra!", disse o pontífice.
Leão também destacou que este domingo era Dia das Mães em muitos países e desejou um feliz dia a todas as mães, "incluindo aquelas que estão no céu". Foi a primeira vez que ele retornou à sacada desde que apareceu ao mundo na quinta-feira, após sua eleição como papa - o primeiro dos Estados Unidos.
De acordo com o jornal O Globo, a bênção deste domingo deixou o Vaticano mais lotado do que nos dias de conclave que elegeu Leão XIV. Cerca de 200 mil pessoas eram esperadas na Praça de São Pedro para ver a primeira bênção dominical do novo pontífice. As principais vias que dão acesso ao Vaticano foram interditadas por um forte esquema de segurança.
Antes do início da oração do Regina Coeli, o papa enviou algumas mensagens à comunidade católica, afirmando ser necessário acolher e acompanhar os jovens, citando mais uma vez uma mensagem do antecessor Francisco.
Mais cedo neste domingo, Leão celebrou uma missa privada próximo ao túmulo de São Pedro com o superior de sua ordem agostiniana, o Rev. Alejandro Moral Anton. A missa ocorreu nas grutas sob a Basílica de São Pedro, local tradicional de sepultamento do apóstolo considerado o primeiro papa.
Primeira visita fora de Roma
No último sábado (10), o Papa Leão XIV realizou sua primeira visita fora de Roma desde que foi eleito, na última quinta. Ele visitou o Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade de Genazzano, a cerca de 65 quilômetros da capital italiana.
A visita surpresa foi confirmada pela Sala de Imprensa da Santa Sé e pelas redes sociais do Vaticano.
A escolha do santuário tem valor simbólico. O Papa Leão XIV é membro da Ordem de Santo Agostinho, responsável pela administração do local desde o ano 1200.
Segundo o portal Vatican News, ao chegar por volta das 16 horas (horário local), Leão XIV foi recebido por fiéis reunidos na praça em frente ao santuário. Dentro da igreja, o cumprimentou os religiosos e fez um momento de oração diante do altar e da imagem da Virgem Maria.
Durante o ato, recitou com os presentes a oração de São João Paulo II à Mãe do Bom Conselho, seguida da Ave Maria e do canto da Salve Rainha.