EUROPA | Notícia

Apagão na Europa: falha na rede elétrica afeta diversos países

Falha afeta aeroportos, metrôs e hospitais, com interrupções no fornecimento de energia em diversas cidades. A causa ainda não foi verificada

Por Maria Letícia Menezes Publicado em 28/04/2025 às 10:07 | Atualizado em 28/04/2025 às 10:10

*Com informações do Estadão Conteúdo

Na manhã desta segunda-feira (28), um apagão na Europa atingiu Portugal e Espanha, deixando milhões de pessoas sem eletricidade e paralisando serviços importantes.

Além dos dois países, moradores da França, Polônia e Finlândiarelataram estar sem energia elétrica nas redes sociais.

A empresa espanhola Red Eléctrica, responsável pela geração e distribuição de energia na Península Ibérica, confirmou o incidente e iniciou uma investigação sobre suas causas. Segundo a empresa, o apagão está sendo tratado e medidas de recuperação estão em andamento.

Serviços afetados

O apagão ocorreu por volta das 12h30, horário local, afetando diversos serviços essenciais. A emissora pública espanhola RTVE informou que a falha deixou a redação da emissora, o parlamento espanhol em Madrid e estações de metrô em várias cidades às escuras.

Em Barcelona, moradores relataram quedas de energia, e problemas semelhantes foram identificados em várias cidades da periferia, além de afetar linhas telefônicas e semáforos.

Nos aeroportos, os passageiros enfrentaram transtornos, com embarques realizados manualmente devido à falta de eletricidade. 

A empresa responsável afirmou que "as causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo mobilizados para solucionar o problema”, em comunicado.

Espanha

Em Madrid, o jogo de tênis entre Dimitrov e Fearnely precisou ser interrompido quando uma câmera parou de funcionar devido à falta de eletricidade.

Além disso, o problema também afetou o transporte público, com passageiros ficando presos dentro dos vagões de metrô e hospitais enfrentando dificuldades operacionais.

Portugal

Em Portugal, a interrupção de energia afetou a capital Lisboa e diversas outras áreas, tanto no norte quanto no sul do país.

A distribuidora E-Redes, responsável pela distribuição elétrica em Portugal, explicou que a falha foi causada por um "problema no sistema elétrico europeu" e que foi necessário cortar o fornecimento de energia em algumas regiões para estabilizar a rede.

Receba notícias em tempo real


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe