capela sistina | Notícia

Conclave: Vaticano divulga data para eleição do sucessor do papa Francisco

No total, 135 cardeais têm direito a voto. Oitenta por cento deles foram designados pelo papa Francisco. Eles vêm de todas as regiões do mundo

Por Ana Maria Miranda Publicado em 28/04/2025 às 8:24 | Atualizado em 28/04/2025 às 8:34

Com informações da AFP

A Capela Sistina foi fechada ao público nesta segunda-feira (28) para começar os preparativos do conclave que elegerá o sucessor do papa Francisco.

A informação foi divulgada pelo Museu do Vaticano, que administra as visitas à capela, que recebe milhões de pessoas por ano.

"Comunica-se que a Capela Sistina estará fechada ao público a partir de segunda-feira, 28 de abril de 2025, devido às exigências do Conclave", anuncia a mensagem, que foi publicada no site do museu. 

O papa Francisco foi enterrado no último sábado (26), após uma cerimônia solene de despedida na presença de líderes internacionais e de 400.000 pessoas.

Quando começa o conclave?

O Vaticano anunciou nesta segunda (28) que o conclave vai começar no dia 7 de maio. Os cardeais foram convocados a Roma para escolher o novo papa. O conclave começa na quarta-feira da próxima semana, após uma missa solene na Basílica de São Pedro.

Do total de 135 cardeais com direito a voto - porque têm menos de 80 anos -, 80% foram designados por Francisco. Eles vêm de todas as regiões do mundo e muitos não se conhecem.

O professor da Universidade Pontifícia Gregoriana Roberto Regoli acredita que este conclave não será rápido. "Estamos em um período em que o catolicismo está enfrentando várias polarizações e os cardeais terão que encontrar alguém que saiba forjar uma unidade maior", afirmou.

Funeral do papa Francisco: saiba significado da rosa branca sobre o túmulo

Quem é o favorito para ser eleito papa?

Um dos cardeais que desponta como favorito é o italiano Pietro Parolin, que atuou como secretário de Estado com Francisco. Antes, foi núncio na Venezuela.

Segundo dados da casa de apostas britânica William Hill, Parolin está à frente do filipino Luis Antonio Tagle, seguido do cardeal ganês Peter Turkson e do também italiano Matteo Zuppi.

Compartilhe