Fiat Pulse ganha concorrência de peso com a chegada do VW Tera
Mercados de SUVs de entrada agora conta com uma disputa particular bem interessante entre dois modelos de marcas tradicionais como Fiat e Volkswagen

Com a chegada do Volkswagen Tera, o segmento de SUVs compactos no Brasil ganha mais um concorrente de peso. O modelo da Volks se junta a Fiat Pulse, Renault Kardian, Jeep Renegade, Peugeot 2008 e Citroën Basalt na disputa dos utilitários esportivos mais em conta do País. Todos eles têm versões numa faixa de preço entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. Apesar de várias marcas possuírem um representante na categoria, o maior adversário do Tera será indiscutivelmente o Pulse.
A briga entre os dois vai ser bem acirrada. Primeiro são similares em porte e no público a ser atingido. Olhando a tabela de preços de cada um em suas versões de entrada, o Fiat Pulse custa R$ 5 mil a menos (R$ 98.990 contra R$ 103.990 do Tera MPI). A diferença pode parecer pequena, mas na hora de fechar negócio, esse valor a mais pode determinar em qual loja o consumidor vai parar.
No entanto, precisamos explicar a vocês que o Tera possui algumas vantagens sobre o Pulse nesta configuração e por isso a Volks entende que ele vale uma grana a mais. Nesta configuração de entrada, ele já sai com 6 airbags, frenagem autônoma de emergência com sensor de pedestres, alerta de ponto cego e alerta de cansaço do motorista.
Por outro lado, a Fiat não fica atrás. Se você optar pelo Pulse vai pagar menos e ganhar um motor mais esperto - 1.3 aspirado de 107 cavalos contra 1.0 de 84 cavalos do Tera.
No ambiente interno e versões intermediárias eles praticamente oferecem as mesmas tecnologias - ar-condicionado digital, central multimídia com espelhamento sem fio, sistema de partida do motor por botão, painel digital e carregador por indução são os principais. Daí pra frente vai do gosto de cada um sobre quem é melhor no interior e merece o investimento.
O certo é que cada um tem o seu ponto forte para conquistar o público. O Pulse aposta na variedade de configurações. Tem opções com motor turbo; outras com sistema híbrido-leve (a partir de R$ 131.990) e ainda uma genuinamente esportiva Abarth, com bom desempenho 1.3 turbo.
O Tera oferece apenas o motor 1.0 aspirado e outro turbo , de 116 cavalos de potência. Tem em seu portfólio quatro versões de acabamento. A Volks aposta na segurança, além dos assistentes que citamos na versão de entrada dele, o SUV compacto ganha controle de cruzeiro com regulagem de distância para o carro da frente, alerta de ponto cego e de saída de faixa, tudo isso na versão High de R$ 140 mil.
O Pulse não tem todos esses sistemas, mas vem com uma lista generosa de dispositivos como o que freia o carro sozinho ao identificar o risco de colisão, farol alto automático e alerta de saída de faixa.
Pelo que relatamos acima já deu para perceber que o duelo entre esses dois será bem interessante. Quem vai levar a melhor ainda não sabemos, mas uma coisa já podemos concluir: com duas marcas tradicionais se preocupando em entregar carros com bom custo-benefício quem vai ganhar é o consumidor.