Lucro do FGTS 2024: Caixa deposita R$ 12,9 bi até 31 de agosto; saiba como consultar o seu
Conselho Curador aprovou a partilha de 95% do resultado de 2024; Caixa tem até 31 de agosto para creditar os valores nas contas dos cotistas

Clique aqui e escute a matéria
O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou, nesta quinta-feira (24), a distribuição de R$ 12,929 bilhões do lucro obtido pelo fundo em 2024. O valor será repartido entre cerca de 134 milhões de trabalhadores que possuíam saldo em suas contas em 31 de dezembro do ano passado.
A Caixa Econômica Federal, que administra o fundo, tem até o dia 31 de agosto para depositar a parcela do lucro em cada uma das 235 milhões de contas elegíveis.
Rendimento acima da inflação
Com a distribuição de 95% do resultado do fundo, a rentabilidade total das contas do FGTS em 2024 alcançou 6,05%. O percentual ficou acima da inflação oficial do mesmo ano, medida pelo IPCA, que foi de 4,83%. Isso garante um ganho real para o dinheiro do trabalhador.
Essa regra de rendimento mínimo igual à inflação foi, inclusive, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2024, valendo para os resultados futuros do fundo.
Como funciona e como consultar?
O valor que cada trabalhador receberá é proporcional ao saldo que ele tinha na conta do FGTS em 31 de dezembro de 2024. Ou seja, quem tinha mais saldo, receberá uma fatia maior do lucro.
Para verificar o extrato e o crédito do lucro, o trabalhador pode utilizar o aplicativo FGTS (Android e iOS), ir a uma agência da Caixa ou aguardar o extrato em papel que é enviado a cada dois meses.
Posso sacar o dinheiro?
Não. É importante ressaltar que o valor do lucro é incorporado ao saldo total da conta do FGTS e não fica disponível para saque imediato.
O resgate do dinheiro só pode ser feito nas situações já previstas em lei, como demissão sem justa causa, compra da casa própria, aposentadoria, doenças graves ou na modalidade de saque-aniversário.
(Com informações do Estadão Conteúdo).
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />