FRAUDE NO INSS: Veja os esquemas que marcaram os 35 anos de história do Instituto
Em mais de três décadas, INSS sofre fraudes constantes, envolvendo servidores, advogados e empresários. Operação Sem Desconto tenta desvendar mais uma

Desde sua criação, em 1990, a história do INSS é marcada por fraudes bilionárias, esquemas engenhosos e sucessivas operações da Polícia Federal. De processos forjados para desviar indenizações milionárias, como o famoso caso Jorgina de Freitas, até fraudes recentes envolvendo cobranças indevidas de associações a aposentados e pensionistas, a história do Instituto expõe a vulnerabilidade do sistema previdenciário brasileiro.
Às vésperas de lançar o livro Fraudes no INSS (Juruá Editora), o especialista em Direito Previdenciário Rômulo Saraiva mapeou pelo menos 400 episódios de fraudes envolvendo o instituto. “São casos de diversas naturezas: desde irregularidades na arrecadação previdenciária de empresas até esquemas relacionados a benefícios assistenciais, rurais, falsidade ideológica e práticas médicas”, explica.
Nesta linha do tempo navegável, estão reunidos os principais casos que ganharam repercussão nacional, mostrando como servidores, advogados, empresários e até líderes religiosos participaram de esquemas que causaram prejuízos bilionários aos cofres públicos e à população brasileira.