Correios disponibilizará consulta e contestação de descontos indevidos em benefícios do INSS
Parceria com o INSS leva serviço presencial para aposentados e pensionistas a mais de 4.700 agências em todo o País a partir de 30 de maio

A partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (22), durante entrevista coletiva realizada no Ministério da Previdência, em Brasília, com a participação do Ministro Wolney Queiroz, da diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte e do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
A ação amplia significativamente a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em regiões onde o instituto não possui unidades próprias.
Atendimento
Nas agências habilitadas, os beneficiários poderão:
.Consultar se há descontos associados em seus benefícios;
.Contestar descontos não autorizados;
.Confirmar a autorização de algum desconto;
.Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias);
.Analisar e contestar a documentação enviada por associações;
.Receber orientações impressas com protocolo de atendimento.
Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
Capilaridade e inclusão social
Com presença em todos os municípios brasileiros, os Correios colocam à disposição dos beneficiários uma infraestrutura pública já instalada, preparada para oferecer suporte presencial, especialmente a idosos e pessoas com dificuldades em acessar plataformas digitais.
“Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade e expertise únicas, são uma empresa pública a serviço da população, com disposição e capacidade para oferecer soluções que facilitem a vida das pessoas”, afirmou o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que a medida visa garantir que nenhum cidadão fique sem acesso ao direito de contestar descontos indevidos. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver esse tipo de problema”.
Locais sem agência habilitada
Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço.