especial | Notícia

Grupo JCPM 90 anos: SJCC, um hub de notícias e entretenimento onde os pernambucanos se encontram

Fundado em 1919 e comprado pelo grupo em 1987, SJCC se mostrou aquisição alinhada às missões de desenvolver Pernambuco e prestar serviços à população

Por Luiza Freitas Publicado em 13/05/2025 às 0:35

Foi o compromisso com a sociedade que levou o Grupo JCPM a investir em um segmento até então fora do radar dos negócios: a comunicação. Fundado em 1919 e comprado pelo grupo em 1987, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação se mostrou, na verdade, uma aquisição alinhada às missões de desenvolver Pernambuco, prestar serviços à população e, claro, inovar.

A incorporação aconteceu a partir da crise que se agravou sobre os veículos ao longo da década de 1980. O jornal estava sem circular e TV e rádio sem transmitir. A preocupação com a iminente falência levou à mobilização para encontrar empresários que se dispusessem a dividir as contas e a gestão. Um dos nomes procurados foi João Carlos Paes Mendonça. “No começo, éramos um grupo pequeno. Depois, muitos foram saindo, e eu fiquei sozinho. Mesmo assim, decidi seguir”, lembra João Carlos.

Os esforços para trazer para Pernambuco as inovações das mais diversas plataformas de comunicação caminham alinhados ao objetivo de atender a população, cercou-se de pessoas com experiência no assunto e compromisso com as entregas. “A primeira decisão foi: no jornal só sai matéria que a gente escreve, nada de publicar matéria que o governo manda. Mas as máquinas de escrever estavam quebradas, compramos 24 de uma vez. Não tinha câmera fotográfica, mandamos buscar na Zona Franca de Manaus”, conta Ivanildo Sampaio, o primeiro diretor de redação do Jornal do Commercio sob a nova gestão. Parque gráfico e sistemas operacionais também precisaram ser modernizados.

Severino Ribeiro
JC Antigo prédio do jornal, localizado na Rua do Imperador - Severino Ribeiro

Ele lembra que, diante da desconfiança geral sobre o sucesso da iniciativa, teve dificuldade de contratar mais jornalistas e decidiu buscar novos nomes ainda na universidade. Os resultados vieram logo que o jornal voltou a circular: a edição que anunciava uma demissão em massa no Governo Arraes esgotou nas bancas. Três anos depois, alcançaram a marca de 80 mil exemplares vendidos em um domingo. Os jornalistas formados dentro da casa passaram a participar de premiações com os maiores veículos de comunicação do país e o Jornal do Commercio se tornou o primeiro do Nordeste a vencer a categoria nacional do Prêmio Esso, o principal do jornalismo Brasileiro, com as reportagens “Os Sertões” e “O Nascimento de Joicy”, de Fabiana Moraes, em 2009 e 2011, respectivamente.

As transformações tecnológicas nas plataformas de comunicação foram acompanhadas de perto pelos três veículos, aos quais se somaram o JC Online e o Portal NE10, lançados em 1998 e 2005. Em 2009, a TV Jornal foi pioneira na transmissão do sinal digital em Pernambuco. Já a dona do slogan “Pernambuco falando para o mundo”, a Rádio Jornal, ainda em 1996, foi a primeira emissora da América Latina a transmitir sua programação pela internet. Em 2021, foi a primeira do Estado a integrar a “faixa FM estendida” que começou a ser implantada no Brasil, passando a ser ouvida nas faixas 90.3 FM e 76.1 FM.

Heudes Regis/Especial para o JC
VLADIMIR MELO "Nosso papel vai além da notícia" - Heudes Regis/Especial para o JC

Os esforços para levar as inovações das mais diversas plataformas de comunicação a Pernambuco caminham alinhados ao objetivo de atender a população. “Fazer parte dos 90 anos do Grupo JCPM é, para o SJCC, a renovação de compromissos inegociáveis: informar com seriedade, entreter com responsabilidade e participar ativamente das transformações de Pernambuco. Nosso papel vai além da notícia, temos a missão diária de servir à sociedade”, destaca Vladimir Melo, superintendente do SJCC.

Com o objetivo comum de entregar informação de qualidade e prestação de serviço, nos últimos anos o sistema tem reforçado a integração entre os veículos. “Nossa integração é diária. As redações conversam o dia todo para pensar em como podemos contribuir com o debate público e qual a melhor maneira de levar essas discussões em cada veículo. O foco é conteúdo com o olhar voltado para Pernambuco”, explica Laurindo Ferreira, diretor de jornalismo do SJCC.

Heudes Regis/Especial para o JC
LAURINDO FERREIRA "Conteúdo voltado para Pernambuco" - Heudes Regis/Especial para o JC

Uma representação dessa integração foi concretizada este ano, com o lançamento do Portal JC PE que engloba jornal, rádio, televisão e sites como Blog do Torcedor, Social1 e Receita da Boa. Com conteúdo totalmente digital e gratuito, as notícias são veiculadas em tempo real, seja em texto, foto, áudio ou vídeo. Juntos, todos os sites do ecossistema do SJCC acumularam mais de 550 milhões de pageviews em 2024 e os perfis das redes sociais ultrapassaram 1 bilhão em alcance.

Heudes Regis/Especial para o JC
INOVAÇÃO TV Jornal foi pioneira na transmissão do sinal digital em Pernambuco - Heudes Regis/Especial para o JC

SJCC em todas as plataformas

Liderança, inovação e pioneirismo também são marca do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) que, através do seu alcance massivo, reforça o compromisso social do Grupo.

Audiência e alcance

  • 556.743.468 pageviews em todos os sites do ecossistema do SJCC
  • 1.044.574.703 de alcance nas redes sociais do SJCC em 2024
  • 3.440.831 inscritos nas comunidades no WhatsApp (dados atuais)
  • 35.542 assinantes das newsletters (dados atuais)

Ecossistema

  • Jornal do Commercio
  • TV Jornal Recife e Interior
  • Rádio Jornal Recife e Interior
  • Portal do SJCC + 6 sites
  • 170 perfis nas redes sociais
  • 86 comunidades no WhatsApp
  • 12 Newsletters

Videocasts

  • Metro Quadrado
  • Saúde e Bem-Estar
  • Escrete Clube
  • Giro Metropolitano
  • Cena Política

Tião Siqueira/JC Imagem
CENTENÁRIO João Carlos celebra os 100 anos do Jornal do Commercio - Tião Siqueira/JC Imagem

Compartilhe