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Grupo JCPM 90 anos: portfólio consistente no mercado imobiliário

Desde 2022, o grupo reorganizou seus investimentos sob duas holdings. A JCPM Shopping Centers S.A. e a JCPM Participações e Investimentos Ltda.

Por Luiza Freitas Publicado em 13/05/2025 às 0:44

A mudança das prateleiras dos supermercados para os corredores dos shopping centers não foi previamente planejada. Mas, com capital disponível para investimentos, profundo conhecimento do comportamento do consumidor e experiência na análise do potencial dos territórios, os centros de compra se mostraram um caminho natural para o Grupo JCPM. As oportunidades surgiram e, com o tempo, a vontade de construir do zero um empreendimento com gestão 100% própria levou à estruturação do setor imobiliário.

Desde 2022, o grupo reorganizou seus investimentos sob duas holdings. A JCPM Shopping Centers S.A. é responsável pela gestão do portfólio de 11 shoppings em quatro estados (Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe), sendo sete deles controlados e operados pelo grupo. Sob a JCPM Participações e Investimentos Ltda., ficam os negócios da Divisão Imobiliária, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), a área de compromisso social e a Quinta Maria Izabel, produtora de vinhos em Portugal.

A reorganização não afetou uma das principais características do grupo: a busca por excelência. “Se a gente olhar a trajetória, dá pra dividir em três fases: de 1935 a 1966, depois de 1966 a 2000, e de 2000 até hoje. Cada uma com desafios completamente distintos. Mas em todas houve uma constante: não houve acomodação. Nunca ficamos presos a uma única fórmula. Sempre buscamos novos caminhos”, avalia Jaime de Queiroz Filho, presidente-Executivo da JCPM Shopping Centers S.A.

Um exemplo dessa inquietação foi o reconhecimento concedido ao Salvador Shopping – o primeiro criado do zero pelo grupo – um ano após sua inauguração. Em 2008, o International Council of Shopping Centers (ICSC) premiou o mall como o melhor da América Latina nas categorias “Projetos e Desenvolvimentos Inovadores” e “Sustentabilidade”. Na etapa mundial do prêmio, a instituição, que é referência global no setor com mais de 63 mil membros em cem países, concedeu ao shopping o certificado de mérito pela segunda posição na categoria “Projeto Arquitetônico Inovador”.

Premiações, certificações e reconhecimentos se acumulam. O RioMar Recife foi o primeiro shopping da América Latina a receber a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) nas três fases da construção – préprojeto, projeto e execução. O padrão dos shoppings construídos pelo grupo chega ao nível de detalhe de incluir iluminação cênica, que vai além da funcional e cria um ambiente acolhedor, o cliente se sente bem.

A necessidade de ampliação e realização de obras nos shoppings adquiridos e a intenção de desenvolver empreendimentos de alto padrão vizinhos aos shoppings, levou à estruturação do braço imobiliário do grupo. “João Carlos sempre teve uma visão para o imobiliário, desde a época do Bompreço. Lá ele já definia qual seria o produto, onde seria implantado, como queria o projeto, qual a infraestrutura de acesso, tudo. Então a definição de mais uma área de investimentos foi natural”, explica Francisco Bacelar, diretor da Divisão Imobiliária do Grupo JCPM.

Apesar dessa familiaridade com o mercado, Bacelar deixa claro: “Não somos uma incorporadora. Nossos projetos têm que fazer sentido para o grupo e para o mercado, precisam estar alinhados ao nosso perfil e à nossa atuação”.

Visão de longo prazo, necessidade do mercado, oportunidade de investimento sempre entram na balança e foram determinantes para a decisão de construir o JCPM Trade Center. Primeiro empreendimento corporativo do grupo, foi também o primeiro do segmento no Nordeste a receber a classificação Triple A, que considera critérios de qualidade como localização, infraestrutura, tecnologia, sustentabilidade e serviços. Esse conjunto de atributos foram mais tarde replicados nas lajes corporativas desenvolvidas próximas aos RioMar do Recife e Fortaleza.

O principal empreendimento em desenvolvimento atualmente é o Condomínio Praia de Guadalupe, no Litoral Sul de Pernambuco. “É um investimento de longo prazo. Para alcançar a longevidade que o grupo
alcançou é preciso estar financeiramente saudável, ter uma equipe boa e uma filosofia de negócios bem definida, sem se deixar levar por modismo”, conclui Bacelar.

Heudes Regis/Especial para o JC
FRANCISCO BACELAR "Os projetos precisam estar alinhados ao nosso perfil" - Heudes Regis/Especial para o JC

Presença do Grupo JCPM

Atualmente o Grupo JCPM atua através de duas holdings gerenciam seus empreendimentos: uma dedicada aos shoppings e a outra à divisão imobiliária, à produção de vinhos, ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) e à área de Compromisso Social.

JCPM Shopping Centers S.A

Ceará

  • RioMar Fortaleza (administração JCPM)
  • RioMar Kennedy (administração JCPM)

Pernambuco

  • RioMar Recife (administração JCPM)
  • Shopping Recife
  • Shopping Guararapes
  • Plaza Shopping
  • Shopping Tacaruna

Sergipe

  • RioMar Aracaju (administração JCPM)
  • Shopping Jardins (administração JCPM)

Bahia

  • Salvador Shopping (administração JCPM)
  • Salvador Norte Shopping (administração JCPM)

JCPM Participações e Investimentos LTDA.

Ceará

Divisão Imobiliária

  • Empresarial
  • RioMar Kennedy
  • RioMar Trade Center
  • Fortaleza

Pernambuco

  • Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
  • Jornal do Commercio
  • Portal JCPE
  • TV Jornal
  • Rádio Jornal

Divisão Imobiliária

  • JCPM Trade Center
  • RioMar Trade Center 4 e 5
  • Condomínio Praia de Guadalupe

Portugal

  • Quinta Maria Izabel

Negócios e números

O Grupo JCPM chega aos 90 anos com um portfólio robusto de investimentos.

  • Participações em 11 shoppings
  • 619 mil m² de área bruta locável
  • +135 milhões de visitantes nos shoppings em 2024
  • +R$ 50 milhões investidos na modernização da rede de shoppings
  • 876 pontos de recarga gratuita para veículos elétricos
  • 100% da energia consumida nos shoppings de administração direta é renovável
  • +80% de fornecedores locais, com 70% dos volumes financeiros de negociação
  • 28 mil vagas de estacionamento

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