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Grupo JCPM 90 anos: O cuidado com os resíduos começa no descarte

Hoje, todos os shoppings operados pela companhia têm parcerias com cooperativas de reciclagem, iniciativa de quando o RioMar Recife foi projetado

Por Luiza Freitas Publicado em 13/05/2025 às 0:42

“É o tratamento que a gente merece, com dignidade. Além de toda a estrutura, a gente recebe capacitações. Se todo mundo entendesse que o nosso trabalho é importante para o planeta, mais empresas e pessoas tratariam a gente assim”, diz a presidente da cooperativa de catadores de recicláveis Coopagres, Laudicéia Maria da Silva, de 66 anos, sobre a parceria com o RioMar Recife. A relação começou a ser construída em 2010, ainda durante as obras do RioMar Recife, onde os resíduos da construção foram reaproveitados. Depois, o centro de compras já em funcionamento passou a receber a cooperativa em um espaço estruturado para a realização da coleta.

O tratamento é bem diferente de outras experiências vividas ao longo dos mais de 30 anos no ofício. “Uma vez fomos a um condomínio chique do Recife para fazer uma parceria e coletar os recicláveis deles. Aí o síndico disse: ‘Detesto catador!’. Fui embora na hora, não aceito quem desrespeita o nosso trabalho e não entende a importância dele”, lembra. Altiva, mostra que tem orgulho e consciência do papel que desempenha. “Todo mundo suja o meio ambiente, mas quem limpa? É o catador. A gente pede respeito para prestar um serviço para a humanidade, para garantir o ar que todo mundo respira”, reforça.

A parceria com a cooperativa onde Laudicéia trabalha é um exemplo de como incluir responsabilidade social e ambiental na estratégia do negócio. O tema se apresenta de forma transversal: está presente nos empreendimentos, indo além da Fundação Pedro Paes e do Instituto JCPM.

Hoje, todos os shoppings operados pela companhia têm parcerias com cooperativas de reciclagem, iniciativa de quando o RioMar Recife foi projetado. Ao analisar os maiores impactos do empreendimento, foram identificados dois principais desafios: o consumo de energia e a geração de resíduos. A demanda por eletricidade foi contornada e chega próximo da neutralidade com a gestão de eficiência energética, equipamentos mais modernos e a compra de energia de fontes renováveis direto do mercado livre.

Heudes Regis/Especial para o JC
THAYARA PASCHOAL "Queremos gerar o melhor impacto" - Heudes Regis/Especial para o JC

Mas a gestão de resíduos se mostrou mais complexa, já que não haviam exemplos no mercado que estivessem alinhados aos padrões do grupo. “O modelo que os shoppings geralmente seguem é de envolver as cooperativas no fim do processo, depois da retirada dos materiais recicláveis, que são lucrativos. Nós fazemos diferente: a cooperativa entra primeiro, fica com uma média de 70% dos resíduos e nós cuidados da destinação adequada do restante. Não pensamos simplesmente em resolver o problema, queremos gerar o melhor impacto”, explica Thayara Paschoal, gerente de sustentabilidade do Grupo JCPM.

Dessa forma, o shopping disponibiliza um galpão para as cooperativas fazerem a triagem dos materiais, além dos maquinários e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os cooperados também contam com sala de descanso no local e acesso ao restaurante do Sesc, destinado aos funcionários do mall.

Esse planejamento e integração entre o impacto das operações e as comunidades acontecem com o apoio e a expertise do Instituto JCPM. “Diante do tamanho do Grupo JCPM, temos a consciência da nossa responsabilidade de influenciar outras empresas. Mas nossa filosofia não é de soluções milagrosas e de fora para dentro. Acreditamos que o olhar para o ‘micro’, para a comunidade vizinha, para o território onde estamos presentes, é que vai trazer o resultado ‘macro’”, resume Thayara.

Heudes Regis/Especial para o JC
IMPACTO Grupo JCPM publica anualmente seu relatório de práticas de sustentabilidade com metodologia internacional - Heudes Regis/Especial para o JC

Relatório

Desde 2022 o Grupo JCPM publica seu relatório anual de sustentabilidade, que segue a metodologia do GRI (Global Reporting Initiative), um padrão internacional de avaliação de impactos sociais, ambientais e econômicos no mercado corporativo. Nele, a companhia apresenta o compromisso público com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma lista de metas para alcançar progresso social e ambiental até 2030. A cada ano são apresentadas as análises feitas sobre todas as linhas de negócio onde a empresa atua.

Proteção às pessoas e ao meio ambiente

Os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) são um esforço global por ações que ajudem a erradicar a pobreza e proteger o meio ambiente. O Grupo JCPM está engajado nessa agenda de forma transversal, em todas as suas atuações.

Arte/SJCC
Grupo JCPM está engajado nos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU - Arte/SJCC

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