especial | Notícia

Grupo JCPM 90 anos: Fundação Pedro Paes Mendonça é referência em educação inclusiva e inovação pedagógica

Na Fundação Pedro Paes Mendonça, crianças e adolescentes com diferentes condições de saúde aprendem num ambiente que valoriza o potencial individual

Por Cinthya Leite Publicado em 13/05/2025 às 0:39

Na Serra do Machado, a Fundação Pedro Paes Mendonça (FPPM) tem se consolidado como referência em educação inclusiva e inovação pedagógica. A instituição promove uma abordagem educacional que valoriza a individualidade dos alunos e busca desenvolver as potencialidades de forma integral.

A gestora de Educação da FPPM, Fabiana Oliveira, ressalta que o trabalho desenvolvido é focado na educação de qualidade e na promoção de um ambiente inclusivo. A proposta incentiva as crianças e os adolescentes a se tornarem protagonistas das próprias histórias.

“Há quatro anos, quando assumi a gestão, a inclusão ainda era superficial”, lembra Fabiana. “A partir de então, começamos uma reformulação profunda das práticas pedagógicas e dos documentos institucionais. Hoje, somos referência na abrangência das questões de inclusão.”

Atualmente, 18 crianças e adolescentes estão inseridos na faixa da inclusão. São alunos que apresentam síndrome de Down, diagnósticos como autismo, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, além de distúrbios de linguagem e outras condições.

Além deles, outros quatro alunos estão em processo de investigação diagnóstica de quadros que exigem estratégias de ensino individualizadas. Essas crianças e adolescentes estudam junto aos colegas nas salas regulares e recebem suporte pedagógico e emocional personalizado. Os conteúdos são adaptados conforme as necessidades de cada aluno. Das atividades às avaliações, tudo é construído com base no que aquela criança ou adolescente precisa para aprender com dignidade.

“Cada caso é único. O professor mapeia os déficits de cada estudante e propõe atividades que estimulem o avanço naquela área específica. Isso não é reforço escolar: é um ensino personalizado e intencional”, explica Fabiana.

Heudes Regis/Especial para o JC
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA A FPPM valoriza a individualidade e inclusão de alunos como Noemi Oliveira Gois, de 9 anos - Heudes Regis/Especial para o JC

Dessa maneira, a Fundação Pedro Paes Mendonça (FPPM) mergulha num processo de aprendizagem que possibilita a todos as mesmas possibilidades de desenvolvimento, de acordo com a singularidade do
aluno.

Caio, por exemplo, diagnosticado com TDAH, não precisou de adaptações específicas para acompanhar a turma. “Ele recebe atendimento psicológico na Fundação e psicopedagógico fora. Isso deu a ele as condições para seguir o currículo comum, como qualquer outro aluno”, destaca Fabiana.

No caso de Davi, uma criança com autismo sem prejuízo cognitivo, a seletividade alimentar foi superada. “Quando ele chegou aqui, só comia cuscuz. Hoje, graças ao acompanhamento da nossa nutricionista, já se alimenta muito melhor, e isso impacta diretamente no aprendizado.”

A gestora ainda menciona a assistência ofertada à aluna Júlia, de 10 anos, que sofreu um AVC aos 5. “Ela não terá o mesmo desenvolvimento cognitivo que os colegas, e tudo bem. Nosso foco é garantir que ela conquiste mais autonomia e autoestima, desenvolvendo suas potencialidades.”

A escola também realiza um acompanhamento preciso da saúde das crianças. Casos de anemia, verminose ou deficiência de vitaminas são tratados com atenção especial. “A gente acompanha não só o desenvolvimento cognitivo e físico, mas também o mental. A alimentação, por exemplo, influencia diretamente no desempenho escolar”, ressalta Fabiana.

Outro diferencial da FPPM é o acompanhamento dos alunos após a conclusão do ensino fundamental. A escola oferece de quatro a cinco bolsas de estudo para o ensino médio em uma instituição privada de Itabaiana (cidade mais populosa no interior de Sergipe), com todos os custos - transporte, fardamento e material escolar - cobertos pela Fundação.

Os demais estudantes são encaminhados para um centro de excelência estadual em Ribeirópolis. “Mesmo depois que saem da escola, seguimos acompanhando esses jovens. Se houver queda de desempenho ou algum desvio de conduta, somos acionados para intervir”, ressalta Fabiana.

Nessa linha, a FPPM, mantida pelo Grupo JCPM, mostra, na prática, como a educação pode ser instrumento de transformação social quando é conduzida com compromisso, escuta ativa e sensibilidade.

Fundação Pedro Paes Mendonça

Criada em 1989 com o objetivo de mudar a realidade da Serra do Machado, no interior de Sergipe, a instituição conta hoje com mais de 100 profissionais que atendem duas mil pessoas com iniciativas nas frentes de educação, saúde, cultura, juventude, cidadania e sustentabilidade.

Resultados da FPPM - 2024

  • 289 alunos matriculados na Escola São Sebastião e no Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça (CEBAPM)
  • Mais de 1 toneladas de hortaliças e raízes orgânicas cultivadas na horta da Fundação
  • 59 idosos atendidos no Lar Dona Conceição
  • 6.275 atendimentos clínicos realizados na Clínica Dona Dudu Mendonça, em especialidades como clínica geral, enfermagem, odontologia, fisioterapia e nutrição
  • Mais de 467 mil refeições oferecidas aos beneficiários e colaboradores
  • 42 microempreendedores apoiados

Estrutura oferecida

Educação

Ensino Fundamental I e II, com período integral. Apoio para Ensino Médio, Universidades e qualificação

Idosos

Acolhimento com atenção à saúde e à alimentação

Cultura

Centro Cultural Maria Melânia, com aulas de capoeira, dança e teatro

Cidadania e Sustentabilidade

Bairro do Futuro, Galeria da Serra, reciclagem, agricultura orgânica e horta medicinal escolar

Instituto JCPM

Criado em 2007, tem o objetivo de levar educação e empregabilidade a jovens das comunidades do entorno dos empreendimentos. Conta com unidades em Aracaju, Fortaleza, Recife e Salvador.

Resultados do IJCPM - 2024

  • 6 unidades em 4 estados (Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe)
  • 8.789 mil atendimentos realizados
  • 211 encaminhamentos para o programa Jovem Aprendiz
  • 992 inserções de jovens no mercado de trabalho

Programas oferecidos:

  • Elevação da escolaridade
  • Pré-Universitário
  • Qualificação profissional
  • Jovem Aprendiz
  • Oficina de projetos
  • Cursos de férias
  • Formação empreendedora

Compartilhe