Grupo JCPM 90 anos: Alinhado com a tradição, de olho no futuro
Com modelo de governança atualizado e robusto, além da visão estratégica de longo prazo, a companhia se atualiza e olha para o futuro com entusiasmo

A uma década de completar 100 anos o Grupo JCPM não abre mão da tradição de uma atuação ética, de excelência e comprometida com o desenvolvimento socioeconômico do Nordeste. Com um modelo de governança atualizado e robusto, além da visão estratégica de longo prazo, a companhia se atualiza e olha para o futuro com entusiasmo e pés no chão.
“A estrutura societária e de sucessão está bem encaminhada. Temos os sócios, a filha e três netos envolvidos, preparados para manter o negócio por muitas décadas pela frente. A base de tudo são os valores — principalmente o respeito às pessoas e a ética — que foram absorvidos pelos netos e que orientam toda a equipe”, explica Jaime de Queiroz Filho, presidente-Executivo da JCPM Shopping Centers S.A.
O processo de reestruturação da governança foi iniciado ainda em 2021 com o objetivo de ampliar a geração de valor do grupo e se alinhar aos padrões internacionais de estrutura organizacional. A partir disso, os investimentos foram distribuídos entre duas holdings, a JCPM Shopping Centers S.A. e a JCPM Participações e Investimentos Ltda., com seus respectivos Conselhos de Administração, Conselhos Consultivos, Comitês de Apoio e Diretorias Executivas, além de auditorias interna e externa.
Elos essenciais para fortalecer um programa de compliance – conjunto de práticas éticas, transparentes e dentro das leis e normas que regulam uma atividade –, o Grupo JCPM passou a publicar anualmente seu relatório de sustentabilidade, além de oferecer Canal de Denúncias e a reforçar a divulgação do seu Código de Conduta. A mesma estrutura se aplica à Fundação Pedro Paes Mendonça e ao Instituto JCPM, assim como a análise de resultados e métricas de atuação.
“O respeito às pessoas é extremamente importante. Isso está no nosso grupo desde o tempo do Bompreço. Sempre foi assim e sempre tem que ser. Desde que vim para cá [Recife], me firmei com a ideia de que a gente precisava respeitar o próximo. Fazer diferente para fazer melhor”, afirma João Carlos Paes Mendonça.
Aos 86 anos e de olho no centenário do grupo, o empresário mantém o espírito inquieto que marcou sua trajetória. “Continuo querendo inovar, buscar atualizações tecnológicas, sem perder o foco na melhoria dos nossos empreendimentos. Nossos shoppings poderiam estar em qualquer lugar do mundo, até em Dubai! Claro, lá eles têm três mil lojas, os nossos têm 400 e poucas. Mas o que importa é que os nossos shoppings são diferentes, são reconhecidos pelas pessoas e pelos concorrentes. Se não somos os maiores, temos que ser os melhores!”, conclui.