Performance "Arrasta" será apresentada gratuitamente no Mercado Eufrásio Barbosa em Olinda
Espetáculo das artistas Isabela Severi e Lane Luz integra pesquisa sobre território, corpo e relação com as marisqueiras da Ilha de Itamaracá
Clique aqui e escute a matéria
A performance de dança “Arrasta” será apresentada no dia 6 de dezembro, às 18h, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, com entrada gratuita e recurso de audiodescrição.
Criada pelas artistas da dança Isabela Severi e Lane Luz, a performance integra a pesquisa “Corpo Território Entre: fase água”, desenvolvida ao longo de seis meses com incentivo do Funcultura.
O projeto reuniu estudos teóricos, vivências e experiências coletivas realizadas com o grupo Marisqueiras Unidas da Ilha de Itamaracá.
Corpo, ambiente e território
A performance explora relações entre corpo, ambiente e território, inspirada em reflexões de autores como Donna Haraway, Ailton Krenak, Rufino e Luiz Antonio Simas.
As artistas incorporam referências ligadas ao antropoceno, à crise ambiental e ao pensamento multiespécie, criando uma experiência que dialoga com práticas e saberes das mulheres que trabalham com mariscos.
Em cena, as duas intérpretes utilizam um grande tecido que conduz a movimentação e compõe a atmosfera visual da performance. O material surgiu das imersões com as marisqueiras e das investigações sobre modos de vida marcados pela relação direta com o mar.
O processo de criação contou com a oficina “Corpo Ambiente em fluxo e Suas Ecologias Afetivas”, ministrada por Gabi Holanda, além de assessoria em acessibilidade com Michel Platini.
O projeto também resultará no lançamento de um e-book nas redes sociais da iniciativa e a apresentação no Mercado Eufrásio Barbosa é gratuita e aberta ao público.
Serviço
- Performance: Arrasta
- Data: 6 de dezembro de 2025, às 18h
- Local: Mercado Eufrásio Barbosa, Olinda
- Entrada: gratuita
- Acessibilidade: audiodescrição
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />