Cannes 2025: 'O Agente Secreto', 'Missão Impossível' e mais destaques do festival. Confira
Maioria dos lançamentos de destaque ocorre na competição principal, cujo prêmio é a Palma de Ouro; alguns deles devem concorrer ao Oscar

Um dos eventos mais importantes do cinema mundial, o Festival de Cannes começou na última terça-feira (13) na França e seguirá até o dia 24 de maio com centenas de sessões.
A maioria dos lançamentos de destaque ocorre na competição principal, cujo prêmio é a Palma de Ouro. Alguns dos filmes geralmente se tornam os favoritos para o Oscar do ano seguinte.
Brasil
Neste ano, o Brasil está sendo representado por O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho.
O filme, estrelado por Wagner Moura, é um thriller político sobre um professor universitário de São Paulo que se muda para o Recife e percebe que está sendo espionado pelos vizinhos — tudo ambientado na década de 1970.
Kleber já passou pelo festival com outros filmes e até ganhou o Prêmio do Júri em 2019 com Bacurau. O Agente Secreto será exibido no domingo (18/05).
Filme iraniano
Além do filme brasileiro, a competição tem outras escolhas interessantes, incluindo algumas que saem do eixo Estados Unidos-Europa, como A Simple Accident,o novo filme de mistério do diretor iraniano Jafar Panahi.
Ele é um crítico do governo iraniano e já foi preso por causa de suas opiniões políticas. Este é mais um filme que Panahi dirigiu sem autorização oficial da República Islâmica do Irã, arriscando ser preso novamente.
Mais filmes
Dois concorrentes fortes à Palma compartilham o ator Josh O'Connor: The Mastermind, da diretora estadunidense Kelly Reichardt, e The History of Sound, do sul-africano Oliver Hermanus.
O primeiro é um filme policial sobre roubo de obras de arte. O outro é um romance gay ambientado na Primeira Guerra Mundial, que também conta com o galã Paul Mescal, de Gladiador 2.
Sentimental Value, o novo filme do norueguês Joachim Trier, deve contar a história de como uma casa em Oslo afetou a vida de gerações de pessoas da mesma família.
Terror e diretores consagrados
O novo filme de Ari Aster, diretor de terror como Hereditário e Midsommar, também vai estrear, com foco em teorias da conspiração e desinformação da época da pandemia.
Diretores consagrados do cinema independente também vão marcar presença. Wes Anderson entra com O Esquema Fenício, novo mistério que já tem trailer e chega ao Brasil em 29 de maio.
Fora da competição
Outros longas estreiam na França fora da competição, mas com muita expectativa, como Missão: Impossível – O Acerto Final, novo filme da franquia estrelada por Tom Cruise.
A nova aventura de Ethan Hunt, dirigida por Christopher McQuarrie, traz as acrobacias arriscadas de Cruise (que está com 62 anos) e estreia no Brasil no dia 22 de maio.
Também fora de competição está Highest 2 Lowest, a nova parceria entre o diretor Spike Lee e o ator Denzel Washington (que trabalharam juntos em Malcolm X). O filme é uma reinterpretação do clássico High and Low (1963).