Museus do Recife criam programações especiais para a Semana Nacional de Museus; confira
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), 23ª edição começou na segunda-feira (12), culminando no Dia do Museu, neste domingo (18)

A 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), começou na segunda-feira (12), seguindo até o Dia do Museu, neste domingo (18).
Com isso, diversos espaços do Recife estão promovendo atividades especiais, indo desde entradas gratuitas até oficinas e outras atividades.
Oficina Francisco Brennand
A Oficina Francisco Brennand, na Zona Oeste, promove programação gratuita de 15 a 18 de maio, reunindo oficinas formativas, ações educativas, propostas artísticas e acesso gratuito no Dia Internacional dos Museus (18/5).
A agenda comemorativa inicia no dia 15/5 com a oficina "Acervos em Foco – Práticas acessíveis de conservação para um futuro inclusivo", das 13h às 17h, no Hub Plural do bairro da Várzea.
No dia seguinte (16), às 14h, a programação especial traz o "Cocriando – Oficina em Movimento", uma ação itinerante dedicada exclusivamente a crianças entre 8 e 11 anos do Programa Evoluir.
Já na sexta-feira (17), às 14h, é a vez da atividade "Artes na Oficina", propondo entender a vestimenta como narrativa e expressão estética.
Encerrando a semana com o Dia Internacional dos Museus (18/5), a Oficina terá entrada gratuita para todos os públicos durante ao longo do dia, das 9h às 17h, a última entrada às 16h. Às 14h, o público poderá assistir à apresentação ao vivo do "Entre Cordas - Quarteto de Violões" no Cineteatro Deborah Brennand.
MAMAM
O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), na Boa Vista, abrirá suas portas para três exposições até o próximo dia 18, uma delas especialmente dedicada à 23ª Semana Nacional de Museus.
A partir do próximo sábado (17), a exposição "Brail - Renato Valle", individual do artista Renato Valle, convidará o público a uma imersão crítica sobre imagens, símbolos e histórias que expõem as feridas abertas da nossa democracia.
Também no dia 17, a exposição "Abolicionistas Brasileiras", realizada em parceria com o Instituto Latinas, estreará no Recife, primeira parada de sua itinerância nacional.
Fora das paredes do Museu, a cidade do Recife será palco da intervenção "Invisíveis Monumentos: Corpos que Contam a Cidade", exposição desenvolvida pelo MAMAM especialmente para a programação da 23ª Semana Nacional de Museus.
Paço do Frevo
No Paço do Frevo, entre os dias 16 e 27 de maio, serão cinco ações gratuitas voltadas à preservação da memória, à formação cultural e à acessibilidade. A Escola Pernambucana de Choro se apresenta no térreo do Paço do Frevo na sexta-feira (16), ao meio-dia, dentro do projeto "Hora do Frevo".
No sábado (17), às 10h, o Paçodá início ao curso gratuito de danças populares para mulheres, voltado para maiores de 18 anos. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram @nacasazero ou pelo WhatsApp (81) 9185-7147.
Também no sábado (17), às 15h, a exposição "É Gente! Carnaval do Recife", em cartaz no térreo do museu, é cenário de uma visita mediada com tradução em Libras.
No domingo (18), o Dia Nacional do Museu será celebrado com entrada gratuita para todos os públicos. E na segunda-feira (19), o Paço do Frevo pausa a sua visitação por dez dias para realizar os ajustes finais na montagem da nova exposição de longa duração, que marcará a reabertura do terceiro andar, em 29 de maio, a partir das 19h.
Museu da Cidade do Recife
O Museu da Cidade do Recife se dedicará, entre os próximos dias 14 e 18, a receber estudantes de escolas públicas e privadas. Os alunos irão conhecer, por meio de visitas guiadas, a exposição de longa duração "Museu da Cidade do Recife - 40 Anos em Movimento".
Casa da Cultura
A Casa da Cultura de Pernambuco - Luiz Gonzaga preparou uma agenda para todo o mês de maio. Aos sábados (17, 24 e 31/05), das 11h às 12h20, será realizada a oficina "Popping e Hip Hop Dance - Danças Urbanas", ministrada por Anderson Dimas.
Entre os dias 19 e 22/05, o espaço recebe duas oficinas do projeto "Samba das Pretas", sob coordenação de Mano Oliveira. Uma delas será a oficina de Backstage, no Teatro Clênio Wanderley, e a outra de Musicografia Braille, na sala J. Soares.
Já nos dias 24 e 31/05, das 13h às 16h, a Casa recebe a oficina "DANÇART – Danças Populares na Casa da Cultura", com Marcelo Maracá.
Na última quarta-feira do mês (28/05), a programação cultural se intensifica. A partir das 14h, acontece a "Oficina de Xilogravura com Severino Borges", com o sobrinho do Mestre J. Borges. Com apenas 15 vagas, a oficina custa R$ 250.