LUTO | Notícia

Morre Mãe Elda de Oxossi, aos 76 anos, no Recife

Em seu terreiro, ensinava os fundamentos do candomblé. Além do trabalho como Yalorixá, atuou como alfabetizadora e conselheira comunitária

Por JC Publicado em 12/05/2025 às 21:05

A Yalorixá Elda Viana, mais conhecida como Mãe Elda de Oxossi, faleceu na tarde desta segunda-feira (12), aos 76 anos. Última mulher coroada como Rainha do Rosário na centenária Igreja do Rosário dos Homens Pretos do Recife, em 1980, ela encerra um ciclo de mulheres à frente da religião.

Em seu terreiro, ensinava os fundamentos do candomblé. Além do trabalho como Yalorixá, atuou como alfabetizadora e conselheira comunitária, sendo referência para mulheres de terreiro, jovens da periferia e militantes da cultura popular. No terreiro, promovia atividades educativas, rodas de diálogo e ações voltadas ao fortalecimento da presença negra nos espaços públicos e culturais da cidade.

O MDHC, em nota, expressou suas mais sinceras condolências e se solidarizou com os familiares e amigos da Mãe Elda de Oxossi neste momento de luto. "Seu legado permanecerá como inspiração para todos aqueles que defendem os direitos humanos".

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, lamentou a morte da sacerdotisa Elda Ivo Viana, da Nação do Maracatu Porto Rico, "se sagrou rainha no território sagrado das tradições e celebrações culturais e musicais de matriz africana. Mãe Elda deixa fincadas e florescidas as raízes de seu povo, sua fé e suas festas entre as alegrias e histórias mais recifenses".

VELÓRIO E SEPULTAMENTO

O velório acontece nesta segunda, na sede da Nação Porto Rico — terreiro do qual foi matriarca e liderança espiritual. O sepultamento será nesta terça-feira (13), no Cemitério de Santo Amaro.

 

Compartilhe