Pedro Severien assume curadoria do Cinema São Luiz
Com 25 anos de trajetória no audiovisual, o cineasta Pedro Severien assume o posto a partir deste fim de semana. Nome foi anunciado pela Fundarpe

Com 25 anos de trajetória no audiovisual, o cineasta e jornalista Pedro Severien é o novo programador do Cinema São Luiz, sucedendo Luís Fernando Moura.
Diretor e roteirista premiado, Severien traz sua experiência para a curadoria do espaço, reconhecido como um dos últimos cinemas de rua em atividade no Brasil.
"Estou muito feliz, muito honrado em poder fazer parte dessa equipe que constrói o cinema São Luís. Ele é uma referência, hoje, nacional e internacional, não só porque ele é um prédio histórico, mas é porque esse prédio está imantado de uma vida sensível, que passa pela maravilhosa equipe de cinema que cuida desse espaço, que cria as interações, que acolhe o público e com esse pensamento de curadoria, que tem sim uma prioridade com o cinema brasileiro, com o cinema pernambucano", destacou Severien.
Segundo ele, o desafio é manter a tradição de curadoria enquanto promove inovação e amplia a participação do público.
A superintendente de Equipamentos Culturais da Fundarpe, Valkíria Dias, reforça a importância do espaço: "Para nós, o cinema São Luís é muito mais que um espaço de exibição. Sua representatividade enquanto um dos últimos cinemas de rua em atividade traz significados, memórias para as pessoas e para o audiovisual pernambucano".
"É muito importante que o poder público atente para salvaguardar, proteger e difundir as atividades nesse espaço. Trazer Pedro Severien como programador do São Luís é um dos passos importantes nesse objetivo", completou Valkíria.
A programação do Cinema São Luiz segue com três linhas principais:
- Cinema Brasileiro de Todos os Tempos – clássicos e contemporâneos nacionais, aos sábados e domingos.
- Cinema São Luiz Apresenta: Pré-Estreia – exibições de filmes prestes a entrar no circuito.
- Cinema para Criança – sessões infantis aos domingos pela manhã.
Confira a programação deste fim de semana:
Sábado (29/03)
- 16h – Sem Coração (2024)
- 19h – O Bem Virá (2020) – Sessão debate
Domingo (30/03)
- 11h – Mostra Aurora de Curtas – sessão infantil
- 15h – Sem Coração (2024)
- 18h – Frevo Michiles (2025)
Ingressos: R$ 5 (meia para todos).