Sérgio Mamberti foi um dos fundadores do PT e teve forte engajamento político
Ator se posicionou contra o impeachment de Dilma Rousseff e teve cargos ligados à área de cultura

Sérgio Mamberti, falecido nesta sexta-feira (3), aos 82 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos, teve uma longeva carreira, que atravessou seis décadas, com vários personagens marcantes na televisão, cinema e no teatro. Mas, não foi só na frente do público que ele deixou contribuições para a cultura brasileira. O ator sempre manteve um forte engajamento político, lutando por melhorias para a classe artística e para a população mais desfavorecida. Ele utilizou sua visibilidade para levantar assuntos importantes e teve participação em momentos cruciais da vida política do Brasil.
- Aos 82 anos, Sérgio Mamberti fala sobre sua bissexualidade: 'Não adianta esconder'
- Morre o ator Sérgio Mamberti, o eterno Dr Victor do Castelo Rá-Tim-Bum, aos 82 anos
- Elenco de 'Castelo Rá-Tim-Bum' lamenta morte de Sérgio Mamberti
- Além de Doutor Victor: De Eugênio a Dionísio, lembre personagens marcantes de Sérgio Mamberti
Opositor da ditadura militar, Mamberti foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980. O artista paulista participou ativamente da formulação dos planos de cultura do partido. Durante os dois mandatos de Lula e o primeiro de Dilma Rousseff, o artista ocupou diversos cargos ligados ao Ministério da Cultura, como Secretário de Música e Artes Cênicas; Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural; Presidente da Fundação Nacional de Artes (Fundarte) e Secretário de Políticas Culturais.
O artista se posicionou também contra o processo que levou ao impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff, em 2016, e contra a prisão de Lula. Em 2018, engajou-se na campanha presidencial a favor do candidato petista, Fernando Haddad.
"Por que querem destruir aquele que foi o melhor presidente do Brasil? Lula governou duas vezes e foi aprovado por 85% dos brasileiros. Lula tirou milhões de brasileiros da fome e da miséria", disse à época da prisão de Lula.
"Sérgio Mamberti foi um dos maiores atores da história do Brasil, além de escritor e diretor, um homem de teatro completo, e um ser humano de coração e generosidade imensas, sempre disposto a ajudar e lutar pela democracia, pela cultura, pelas causas sociais, a fazer o bem ao próximo. ? A sua contribuição para a cultura brasileira nos palcos, no cinema, na TV, na Funarte e no Ministério da Cultura, na construção de políticas públicas para as artes nacionais é imensa. Se o povo brasileiro o admirava pelo seu talento, quem o conhecia de perto o admirava pela sua humildade, carinho e inteligência", escreveu o ex-presidente Lula no Instagram. "Foi fundador e militante do PT e sempre esteve ao lado das causas dos povo brasileiro. Eu tive a honra de tê-lo como amigo e companheiro em tantos momentos ao longo de décadas, e jamais o esquecerei, e sei que o Brasil também jamais o esquecerá. ?Meus sentimentos e solidariedade aos filhos, familiares, amigos, companheiros e admiradores de Sérgio Mamberti.?"
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram